30 anos de Linux: O sucesso foi por conta da licença, segundo a Red Hat


30 anos de Linux: O sucesso foi por conta da licença, segundo a Red Hat

No 30º aniversário do anúncio do Linux por Linus Torvalds, a Red Hat disse que funcionou devido à forma como o sistema operacional foi licenciado.

Em uma postagem de hoje comemorando o aniversário, a Red Hat disse:

“A razão do Linux ter sido o sistema operacional de maior sucesso de todos os tempos é devido ao fato de que sua licença permitia a cópia, melhoria, distribuição e compartilhamento necessário de alterações. (Nota que a licença não requer colaboração, mas a natureza recíproca do Linux a encoraja fortemente.) “

Tornar o Linux sob GPL foi definitivamente a melhor coisa que já fiz

Essa licença é a GPLv2. A Red Hat cita Torvalds que discutiu o assunto em uma entrevista de 1997.

“Na verdade, eu originalmente lancei o Linux com fontes completas sob um copyright não-GPL que era na verdade muito mais restritivo do que a GPL: exigia que todas as fontes estivessem sempre disponíveis e também não permitia que nenhum dinheiro fosse trocado pelo Linux. “, disse Torvalds.

“O copyright original foi principalmente uma reação contra o sistema operacional que eu estava tentando usar antes do Linux: Minix. O Minix foi criado para ser um sistema operacional didático, mas era muito limitado e, na minha opinião, muito caro para isso … então, quando Eu fiz o Linux, queria que ficasse facilmente disponível através do ftp com fontes completas, e não queria que fosse muito caro para ninguém. Mudei os direitos autorais para a GPL em cerca de meio ano: rapidamente ficou evidente que meu original os direitos autorais eram tão restritivos que proibiam alguns usos inteiramente válidos … tornar o Linux sob GPL foi definitivamente a melhor coisa que já fiz. “

Red Hat Livro

Red Hat é talvez a distros Linux mais comercial e parece que começou como deveria. O primeiro lançamento público foi lançado por Marc Ewing em novembro de 1994 com o recurso principal listado como “Preço de varejo $ 49,95 - especial introdutório: $ 39,95”.

A Red Hat confessou que este “era na verdade um beta pago e não um 1.0.”

A empresa agora argumenta que a capacidade de cobrar pelo Linux foi importante para seu sucesso. “Ao remover as restrições ao uso comercial e assim por diante, Torvalds abriu a porta para empresas que estão melhorando e distribuindo o Linux”, disse o post de hoje.

O Linux se tornou muito comercial e corporativo? Mike McGrath, VP da Red Hat de Linux Engineering, nos disse: “O grande problema tem sido a competição por esse talento da comunidade. Se você é um desenvolvedor que deseja se envolver com código aberto, nunca houve mais oportunidades … o lado corporativo disso, não vejo isso como negativo. É uma consequência positiva do sucesso do Linux nos negócios. “

Um aspecto notável da história do Linux é que Torvalds ainda o lidera. “Comecei em 1995 com o Linux, acho que teria sido surpreendente para mim [então] que ele ainda estivesse na cadeira e estivesse fazendo um trabalho tão bom nisso”, disse McGrath. O que acontecerá quando Torvalds se retirar? “Temos todo um negócio baseado em Linux, então o planejamento de sucessão é muito importante para nós”, disse ele, acrescentando: “Como acontece com qualquer comunidade, respeitamos sua autonomia … Não sei o que o código aberto é equivalente a um O plano de continuidade de negócios é embora, espero que a Linux Foundation o faça. Certamente há pessoas que poderiam intervir e assumir o cargo de Linus se ele decidir renunciar. “

O sucesso do Linux é extraordinário, mas poderia ser melhor. O Google disse que sua segurança não é boa o suficiente e que o Linux precisa de pelo menos mais 100 engenheiros. “Não acho que isso signifique necessariamente que precisamos apenas adicionar mais pessoal de segurança e isso vai resolver o problema”, disse McGrath. “Acho que a segurança estará mais no centro dos processos que temos. Isso certamente será verdade na Red Hat. Acho que também será verdade nas comunidades de código aberto, onde provavelmente veremos mais segurança sendo construída em pipelines de CI (Integração Contínua). “

Ano do Desktop Linux ?

E quanto às áreas onde o Linux ainda não foi aprovado? Há a área de trabalho, onde o Windows e o macOS são mais amplamente usados e, talvez mais significativamente, móveis; O Android é proprietário, apesar de ser construído no Linux, e não é uma situação saudável do ponto de vista do software livre.

“Se não houvesse Linux, não haveria Android”, disse McGrath. “No entanto, não acho que o Linux precise ser dominado pelo mundo. Se eu fosse adivinhar algumas das possíveis causas do porque o Linux não decolou no celular, talvez tivéssemos muita escolha e nos espalhado demais. Eu tinha um Android personalizado construído no meu telefone por um tempo e rapidamente abandonei isso porque há um ponto em que meus interesses técnicos não são mais importantes do que minha capacidade de ligar para alguém durante uma emergência ou fazer meus mapas funcionarem. “

É um ponto ecoado pelo defensor do software livre Serge Wroclawski, que discute o que está disponível e diz: “Embora eu queira muito usar um desses sistemas operacionais no futuro, não poderia recomendar um desses dispositivos para um ‘regular pessoa ‘neste ponto, e para mim, eles ainda não são capazes de servir como meu dispositivo diário diário. “

Os interessados em rastrear a história de 30 anos do Linux encontrarão uma linha do tempo do Open Anniversary aqui. Seu marco mais recente é o lançamento do Kubernetes pelo Google em 2014. McGrath nos disse que os contêineres são um grande tema no que está acontecendo com o Linux hoje, e ainda estão em andamento. “Estamos chegando ao meio da transição do contêiner”, disse ele. ®

Via: The Register