Após décadas, Java está prestes a ser superado por Python em popularidade


Após décadas, Java está prestes a ser superado por Python em popularidade

Ranking de outubro mostra as duas linguagens de programação praticamente empatadas; outras metodologias já mostram Python acima

A indústria de tecnologia tem passado por grandes transformações, e isso está se refletindo na carreira de desenvolvimento de software. O Java, que foi por muitos anos foi uma das duas linguagens de programação mais usadas no mundo (acompanhada de C), está prestes a perder sua posição. No lugar, uma desafiante que se torna cada vez mais importante no mercado atual: Python.

O índice de outubro da empresa de software Tiobe mostra que Python registrou um salto de interesse significativo pelas métricas da empresa e praticamente igualou o interesse registrado no Java, que declinou de forma brusca ao longo do último mês e perdeu a liderança para o C. Pela metodologia da companhia, Java teve 12,56% da audiência, enquanto Python teve 11,28%.

O índice da Tiobe já mostra essa tendência há algum tempo. O ranking é atualizado mensalmente com base em pesquisas realizadas em mecanismos de buscas, incluindo plataformas como Google, Wikipedia, YouTube entre outros, permitindo acompanhar tendências de mudanças no interesse de programadores.

Existem outros rankings que medem interesse emlinguagens de programação com diferentes metodologias. Um exemplo é o da RedMonk, atualizado semestralmente, que leva em consideração plataformas populares entre desenvolvedores, como o GitHub e o Stack Overflow. Por essas métricas, Java já foi superado em popularidade no ranking do meio do ano.

Como nota o site ZDNet, a Oracle, responsável pelo Java, já mostra alguma preocupação com a linguagem, que vem sendo pressionada por outras opções novas e versáteis e sente que precisa começar a inovar para não perder o interesse da comunidade de desenvolvedores, mas ainda é usado por 69% dos desenvolvedores no mundo.

Criado em 1995, o Java se estabeleceu como uma das principais linguagens para programação pela ampla compatibilidade. No entanto, nos últimos anos, Python tem se estabelecido como uma das principais linguagens no mercado principalmente pela sua flexibilidade e suas aplicações em inteligência artificial, que é um dos principais caminhos que a indústria pretende seguir ao longo dos anos.

Índice

Via: Olhar Digital