Bar oferece oxigênio gourmet em Nova Deli, região mais poluída do mundo


Bar oferece oxigênio gourmet em Nova Deli, região mais poluída do mundo

De acordo com a gerente, o bar faz parte da rotina de relaxamento dos consumidores

Em Nova Deli, na Índia, um bar tem um cardápio inusitado que não conta com nenhum dos itens comuns ao menu de um estabelecimento do gênero. Sem bebidas e petiscos, o Oxy Pure vende nada mais nada menos que oxigênio, item quase inacessível na cidade mais poluída do mundo.

E não pense que é oxigênio comum como o que você respira por aí: o “produto” comercializado dentro do bar possui seis sabores: menta, lavanda, canela, laranja e eucalipto – ou seriam aromas?

Para desfrutar do oxigênio limpo, os consumidores inalam o gás contido em tubos espalhados dentro do estabelecimento por meio de fios parecidos com sondas, as quais são conectadas às narinas por ar puro e cheiroso. Uma inalação de apenas 15 minutos custa cerca de R$ 20.

Segundo Bonny Irengbam, gerente do Oxy Pure, ao inalar o oxigênio mais puro que o de costume, os consumidores de Nova Deli experimentam uma sensação de relaxamento. “Se você tomar essas doses de oxigênio, é como um detox”, explicou Irengbam.

O ar de Nova Deli é tão prejudicial à saúde que, em dias mais críticos, o governo chega a declarar estado de emergência com direito à distribuição de máscaras para que a nuvem de poluição não entre em contato direto com o sistema respiratório dos mais de 29 milhões de habitantes da megalópole.

Em novembro de 2019, no auge da crise de poluição, Arvind Kejriwal, ministro-chefe de Nova Deli, disse que a região “se tornou uma câmara de gás”. “Há fumaça por todos os lados e as pessoas, incluindo jovens, crianças e idosos, têm dificuldades para respirar”, declarou.

O problema com a baixíssima qualidade do ar, que por vezes supera em 20 vezes o recomendado em Nova Deli, já matou por volta de 1,24 milhão de pessoas na Índia. Quem pode, tenta se livrar dos danos visitando o Oxy Pure. “Normalmente, as pessoas vêm mais aos fins de semana para se reenergizar. Em dias de semana, costumam vir depois do trabalho ou da academia”, concluiu Irengbam.

Via Estadão