Brasileiros criam scanner que elimina o coronavírus de embalagens


Brasileiros criam scanner que elimina o coronavírus de embalagens

Equipamento combina tecnologia UV-C e leitura de códigos de barras para destruir bactérias e vírus

Por conta do distanciamento social determinado pelas autoridades durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas têm dado preferência aos serviços de delivery.

Pensando nisso, a Bizsys, empresa brasileira de tecnologia e inovação, em parceria com a healthcare The Bloc, criaram o SafeCode. O equipamento, que ainda está em fase de protótipo, é um scanner que usa a tecnologia de luz UV-C para destruir bactérias e vírus, incluindo o agente causador do novo coronavírus. O dispositivo pode ser utilizado em embalagens e até em alimentos, sem alterar suas propriedades.

O objetivo da criação é que ela seja usada por empresas de logística, estabelecendo uma nova forma de garantir a segurança das entregas. “Muitas empresas se limitam a recomendar o distanciamento social, optamos por desenvolver algo para a sociedade e que ajuda a salvar vidas”, comenta Bernardo Romero, sócio e CCO da The Bloc.

A ideia é bastante interessante, já que, de acordo com um estudo do New England Journal of Medicine, o vírus consegue sobreviver por até três dias em algumas superfícies. No caso de caixas de papelão, comumente usadas em entregas de comida, ele pode sobreviver por cerca de 24 horas, representando um risco tanto para quem entrega, quanto para quem recebe.

Como funciona o scanner?

O SafeCode combina a tecnologia UV-C com detecção 1D e 2D de códigos de barras, com o objetivo de ajudar na diminuição da transmissão do novo coronavírus por meio do manuseio de embalagens e até de alimentos.

De acordo com a Science Magazine, a luz UV-C é efetiva e reconhecida como uma forma de eliminar o vírus. A Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, no interior de São Paulo, usa uma tecnologia semelhante para esterilizar seus ambientes.

As empresas informam que as especificações técnicas detalhadas do equipamento estão disponíveis gratuitamente para os interessados em produzir o produto em larga escala. Basta solicitá-las diretamente no site safecodescanner.com.

Via: Fórum Saúde Digital