Canonical muda o kernel do Ubuntu no Amazon AWS para modelo contínuo
Em uma nova postagem no blog, Francis Ginther, gerente de engenharia da Canonical (fabricante do Ubuntu), anunciou a adoção de um modelo de kernel contínuo no Ubuntu 18.04 LTS Amazon Machine Image (AMI). Caso você não saiba, a Canonical já usa esse modelo em outros ambientes em nuvem para fornecer as mais recentes correções de bugs e melhorias de desempenho.
O kernel contínuo fará com que o kernel linux-aws padrão, que é baseado no 4.15, mude para um novo kernel baseado no 5.3 da versão intermediária. Como a próxima versão de longo prazo, o Ubuntu 20.04, deve ser lançada em 23 de abril, o Ubuntu 19.10 é atualmente uma versão intermediária com um kernel baseado em 5.3.
Como obter um novo kernel?
A partir de agora, se você atualizar o kernel, passará para o kernel 5.3, atualmente disponível para visualização como o kernel linux-aws-edge. Portanto, você deve usá-lo em suas implantações que não são de produção.
Agora, para obter o kernel contínuo, você pode atualizar seu pacote ou iniciar a AMI mais recente que incluirá um kernel mais recente. Aqui, demonstrarei como instalar kernels rolantes no Ubuntu AWS existente.
Para começar, primeiro faça login na sua instância remota do Ubuntu na AWS e verifique a versão do kernel usando o comando:
uname -r
Em seguida, atualize os pacotes, instale o kernel linux-aws-edge e reinicie a instância do Ubuntu:
1
2
3
sudo apt update
sudo apt install -y linux-aws-edge
sudo reboot
Por fim, você pode verificar a versão do kernel que, esperançosamente, mostrará a v5.3 (se sua instalação for concluída com êxito):
uname -r
E se você não quiser ter um núcleo rotativo?
Se você deseja criar uma nova instância ou atualizar pacotes enquanto adere ao kernel 4.15, pode executar o seguinte comando:
1
2
sudo apt update
sudo apt install linux-aws-lts-18.04
Via: FOSSBYTES