Confira dicas para identificar um celular Xiaomi falso


Confira dicas para identificar um celular Xiaomi falso

Que os celulares Xiaomi têm feito grande sucesso entre os adeptos da tecnologia, isso não é nenhuma novidade, grande parte por conta de seu custo-benefício. No entanto, nem tudo são flores: O CEO da marca, Lei Jun, afirmou recentemente que 1 em cada 3 smartphones da empresa vendidos no mercado são falsos. Logo, cerca de 30% dos aparelhos da fabricante chinesa são vendidos como se fossem da marca, porém não passam de modelos piratas.

A afirmação se deu porque vários usuários da marca começaram a reportar uma experiência não tão positiva com os dispositivos, como baterias que acabavam muito rápido, aparelhos que desligavam do nada, entre outros problemas.

Se você deseja comprar um celular Xiaomi, mas ainda não sabe como reconhecer se ele é ou não verdadeiro, confira algumas dicas que podem ajudá-lo na identificação:

Preço do celular Xiaomi

Antes de tudo, vale conferir o preço do smartphone. Se ele for muito barato, é necessário desconfiar. Isso porque, embora os celulares da Xiaomi possuam um ótimo custo-benefíco, um preço muito baixo pode indicar peças falsas. Assim, se o seu celular Xiaomi for de 3 a 4 vezes mais barato em um determinado estabelecimento, provavelmente ele será falso.

Xiaomi: preço dos celulares mais populares varia entre R$1.200 e R$2.000

Cheque o número IMEI do celular Xiaomi no site da Anatel

Celulares piratas, na grande maioria dos casos, não possuem número IMEI, que funciona como um número de identificação global de cada aparelho, uma espécie de RG do mesmos. Logo, se o dispositivo que você está interessado não trouxer esse dado, já o descarte de cara.

E, mesmo que o aparelho traga o IMEI, é importante checar a sua situação no site da Anatel, para ver se não se trata de um aparelho roubado ou bloqueado. Para achar o número do IMEI, busque-o na caixa do aparelho, em um adesivo que fica atrás da bateria ou digite *#06# no celular e aperte a tecla de realizar ligações.

Com o número do IMEI em mãos, basta clicar aqui e, a seguir, descer até o final da página e clicar no botão “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”. Feito isso, basta digitar o IMEI no campo correspondente e os caracteres para o site verificar que você não é um robô. Se tudo estiver correto, a página mostrará a mensagem “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”. Aí você pode comprar o smartphone sem preocupações.

Se quiser realizar uma checagem adicional, você usar o site IMEI24, que verifica se o dispositivo é roubado ou foi clonado. O processo é bastante semelhante ao do site da Anatel.

Confira se a instalação da MIUI é original

Smartphones falsos vêm com ROMs alteradas pelos revendedores. Por isso, ao atualizá-las para a versão original, o celular poderá ser bloqueado. Isso ocorre porque, durante o processo de instalação da MIUI original, o celular Xiaomi irá verificar parâmetros como o código do equipamento e hardware. Caso as informações não sejam encontradas, o equipamento trava e se torna inutilizável.

Logo, antes de fechar a compra peça ou tente realizar uma atualização do MIUI para ver se o update ocorre da forma correta.

Compare os aparelhos

Outra dica bastante interessante consiste em comparar o seu celular Xiaomi a algum outro (de preferência que seja vendido em uma loja de confiança). Alguns detalhes denunciam facilmente se o aparelho é falsificado. Alguns deles são:

  • O logo da Xiaomi: em celulares originais da marca, o logo é inscrito na parte da frente, na cor dourada;
  • Tons do flash: no celular Xiaomi original, o flash apresenta dois tons diferentes. Já em um aparelho falso, existe somente um tom;

Logo na parte de trás do Xiaomi é possível identificar um aparelho falso

Verifique o selo de autenticação de seu celular Xiaomi

Outra dica bem interessante consiste em confirmar se o seu novo celular Xiaomi possui um selo de autenticação, localizado na caixa do aparelho. Para ter acesso ao código, basta raspar o selo e inseri-lo no site oficial da marca.

Verifique a ROM de seu celular Xiaomi

Por norma, as ROMs oficiais da Xiaomi possuem somente quatro números. Qualquer outra versão é falsa. Assim, se nas configurações de seu smartphone você vir um número ao lado de “MIUI Version” com cinco dígitos ou mais, suspeite.

Realize o teste de benchmark

Para verificar se o processador de seu celular Xiaomi é original, vale realizar o teste através do aplicativo AnTuTu, um software que serve justamente para comparar a performance de aparelhos.

A maioria dos celulares Xiaomi costuma apresentar resultados muito satisfatórios quando comparados aos demais. No site do próprio AnTuTu, é possível conferir a pontuação do modelo da Xiaomi que você está interessado e compará-lo com a pontuação antigida pelo aparelho por meio do app.

Via Canaltech