news,

Conheça o sistema operacional que vai fazer seu PC antigo parecer novo

Marcos Marcos Siga-me Nov 30, 2019 · 2 mins read
Conheça o sistema operacional que vai fazer seu PC antigo parecer novo
Share this

Nova versão de uma das distribuições Linux mais importantes do mercado traz ganhos notáveis de desempenho, mesmo em máquinas antigas

A Canonical lançou recentemente o Ubuntu 19.10 (codinome Eoan Ermine), mais recente versão de uma das mais importantes distribuições Linux no mercado. Considerado pelo portal ArsTechnica como a melhor versão até agora, o sistema operacional ganha destaque pelo notável ganho de desempenho, que faz até “um PC antigo parecer novo”.

Tarefas corriqueiras, como abrir aplicativos, arrastar janelas, ativar a interface de pesquisa e até mesmo mover o cursor são notavelmente mais rápidas que no Ubuntu 19.04, segundo o site. “O aumento de velocidade é notado imediatamente a partir do minuto em que você abre Live CD, e tudo é ainda mais rápido depois que você instala o 19.10.”

De acordo com Scott Gilbertson, autor da análise do sistema para o Ars Technica, o Ubuntu 19.10 rodando em um velho notebook Lenovo x240 (com processador Core i5 de 4.ª geração, gráficos Intel integrados) faz um MacBook topo de linha “parecer um bicho preguiça”.

O ganho de desempenho pode ser atribuído ao trabalho dos engenheiros da Canonical na otimização do Gnome 3.34, o ambiente desktop padrão do Ubuntu. Isso inclui otimizações no gerenciador de janelas (Mutter), servidor gráfico (Wayland) e a eliminação de várias condições que colocavam um “freio” no desempenho em tempo real. Tudo foi detalhado em um longo artigo escrito por Daniel Van Vugt, membro da equipe de desenvolvimento, nos fóruns de discussão da distribuição.

Segundo Daniel, os usuários podem esperar mais ganhos de desempenho nas próximas versões do sistema. Para a 20.04 (abril de 2020) o objetivo é “alto desempenho em máquinas rápidas/modernas”, e para a versão 20.10 (outubro de 2020) é “alto desempenho em máquinas mais lentas/antigas”.

O Ubuntu 19.10 é gratuito, e a versão desktop pode ser baixada em ubuntu.com/desktop. É possível rodar o sistema operacional em um pendrive antes de instalá-lo em um PC.

https://ubuntu.com/desktop

Fonte: Ars Technica


Comentários