CuteFish - Um desktop Linux elegante, bonito e fácil de usar


CuteFish - Um desktop Linux elegante, bonito e fácil de usar

CutefishOS é um novo ambiente de desktop gratuito e de código aberto para sistemas operacionais Linux com foco na simplicidade, beleza e praticidade. Seu objetivo é criar uma melhor experiência de computação para usuários Linux.

O Cutefish OS está entre as crianças mais novas no segmento de ambientes de desktop. E, como nasceu em uma época em que a estética do KDE lidera a IU/UX para usuários do Linux, ele apresenta um design que é surpreendentemente semelhante.

Dado seu objetivo de melhorar a experiência de desktop, a equipe usa KDE Frameworks, KDE Plasma 5 e Qt. Meu palpite é que Qt é a fonte de seu nome “fofo”. Eles parecem ter colaborado fortemente com o JingOS , um belo sistema operacional Linux voltado para tablets.

CutefishOS já está disponível para instalação em todas as distros populares, incluindo Ubuntu, Archlinux e Manjaro. É até possível instalar um Manjaro .iso com CutefishOS pré-construído - o que você obtém é um desktop Manjaro Linux com tema Mac capaz de realizar tarefas básicas de escritório.

Embora o CutefishOS ainda esteja sendo atualizado, estes são os recursos que você aproveitará se instalá-lo agora:

Aplicativos CutefishOS

A equipe CutefishOS projetou e desenvolveu uma série de aplicativos para garantir que os usuários desfrutem de uma UI/UX unificada em seus dispositivos em seu uso diário.

CutefishOS

Menu Global

CutefishOS apresenta um menu global na parte superior que funciona como uma coleção de todas as funções em um aplicativo. Acho que essa é uma maneira conveniente de integrar as funções do aplicativo com o sistema e também economiza espaço.

Menu

Segurança e estabilidade

CutefishOS é baseado no kernel Linux que tem a segurança em seu núcleo. Portanto, você pode ficar tranquilo sabendo que desenvolvedores em todo o mundo estão trabalhando para proteger seus dados contra bugs e backdoors direta e indiretamente.

Código aberto

Como o CutefishOS é de código aberto, qualquer pessoa interessada no projeto pode examinar seu código para entender como ele funciona e colaborar com outros desenvolvedores para melhorias.

Olhando através de seu repositório GitHub , ele apresenta um bloqueio de tela do sistema, um emulador de terminal, gerenciador de arquivos, dock (barra de tarefas da área de trabalho), inicializador de aplicativos, configurações do sistema, ferramenta de captura de tela, papel de parede do sistema, calculadora, biblioteca do sistema, plug-ins KWin (incluindo configurações), Plug-ins Qt (para um tema de plataforma Qt unificado), um editor de texto elegante, tema SDDM, ícones de sistema padrão e documentação.

CutefishOS está definitivamente no caminho certo para fornecer aos usuários Linux uma UI / UX elegante de algumas maneiras que outras distros tentaram, mas não acertaram. Tenho grandes esperanças nisso. Qual é a sua opinião sobre a história? Quais recursos fariam você considerar a mudança para o ambiente de desktop Cutefish OS? A seção de comentários está abaixo.

Via: FOSSmint