Desenvolvedores do GNU querem Richard Stallman fora do Projeto


Desenvolvedores do GNU querem Richard Stallman fora do Projeto

Richard M. Stallman renunciou ao cargo de líder da Free Software Foundation, mas ele parece ter mantido seu papel principal no Projeto GNU. Alguns programadores do GNU gostariam de vê-lo partir.

Richard M. Stallman (RMS) recentemente “meteu os pés pelas mãos” ao defender um agressor sexual e foi pressionado a se demitir da Free Software Foundation (FSF). Então, esse foi seu fim como líder de software livre e figura pública? Não. Ele ainda é o chefe do Projeto GNU e parece não ter intenção de sair. Mas alguns desenvolvedores do GNU gostariam de vê-lo desistir.

Embora eles não tenham solicitado explicitamente a renúncia de Stallman, 18 programadores do GNU disseram:

Acreditamos que Richard Stallman não pode representar todo o GNU. Acreditamos que agora é hora dos mantenedores do GNU decidirem coletivamente sobre a organização do projeto.

Stallman é o fundador do Projeto GNU. Embora não sejam bem conhecidos da maioria, os desenvolvedores o conhecem pela sua égide do editor de texto Emacs e da família de compiladores GCC. Sob ele, Stallman também criou a importante Gnu Public License (GPL) de software livre/código-fonte aberto . O Linux, o programa de código aberto mais conhecido, é licenciado sob a GPLv2.

Os signatários reconheceram esta dívida:

Devemos … uma dívida de gratidão a Richard Stallman por suas décadas de trabalho importante no movimento do software livre. Stallman enfatizou incansavelmente a importância da liberdade do usuário do computador e lançou as bases para que sua visão se tornasse realidade, iniciando o desenvolvimento do GNU. sistema operacional. Por isso, somos verdadeiramente gratos .

Eles também reconheceram:

O comportamento de Stallman ao longo dos anos minou um valor central do projeto GNU: o empoderamento de todos os usuários de computadores. O GNU não está cumprindo sua missão quando o comportamento de seu líder aliena grande parte daqueles que queremos alcançar.

Mas nem todo mundo concorda que Stallman deveria sair.

Sergey Matveev, um desenvolvedor de software livre, escreveu em uma lista de discussão do GNU que ficou chocado com ataques e insultos a Stallman - como mostrado por alguns desenvolvedores pedindo para ele deixar o Projeto GNU.

O próprio Stallman parecia ter renunciado ao Projeto GNU quando se demitiu da FSF. Mas este anúncio foi excluído. Suspeita-se que o site dele tenha sido hackeado. Stallman, ele mesmo, não disse o que aconteceu.

Ele, no entanto, em uma lista de discussão do GNU, afirmou que ainda está encarregado do Projeto Gnu:

Em 16 de setembro, renunciei como presidente da Free Software Foundation, mas o Projeto GNU e a FSF não são os mesmos. Ainda sou o chefe do Projeto GNU (o Chefe GNUisance), e pretendo continuar como tal.

Isso levou a mais do que um pouco de confusão desde que Stallman encabeçou o Projeto FSF e GNU, e as duas organizações foram combinadas. A FSF reconheceu o mesmo:

O relacionamento entre a FSF e o GNU tem sido fluido.

Como parte de nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento e a distribuição de sistemas operacionais totalmente gratuitos, a FSF fornece ao GNU serviços como patrocínio fiscal, infraestrutura técnica, promoção, atribuição de direitos autorais e gerenciamento de voluntários.

A tomada de decisão do GNU está em grande parte nas mãos da liderança do GNU [Stallman]. Desde que o RMS renunciou ao cargo de presidente da FSF, mas não como chefe do GNU (‘Chefe GNUisance’), a FSF agora está trabalhando com a liderança do GNU em um entendimento compartilhado da relação para o futuro “

Na prática, isso significa, por exemplo, que o Projeto FSF e GNU compartilham os mesmos servidores e outros hardwares.

O único comentário de Stallman sobre essa situação até agora foi:

Como chefe do Projeto GNU, vou trabalhar com a FSF sobre como estruturar o relacionamento do Projeto GNU com a FSF no futuro.

A própria FSF ainda não declarou o que fará no futuro. O que parece claro agora é que Stallman ainda está dando as ordens no Projeto GNU - apesar da oposição - e ainda tem influência sobre a FSF.

Via ZDNET