Equipe Baiana é campeã em desafio de robótica no 9º Congresso De Inovação


Equipe Baiana é campeã em desafio de robótica no 9º Congresso De Inovação

A equipe Xmachine (BA), da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, foi campeã no Desafio da Inovação, realizado nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. O evento antecedeu o Festival SESI de Robótica, que será realizado nos dias 27 a 29 de maio, também na capital paulista.

A conquista da equipe baiana foi acompanhada pelo superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, que participa do Congresso de Inovação da Indústria. “Ficamos muito felizes com a conquista da equipe do SESI, o que demonstra o nível de excelência da robótica educacional praticada na Bahia”, destacou.

Ao todo, 36 estudantes de 9 estados do país participaram das competições. A edição especial faz parte da categoria FIRST Tech Challenge (FTC), em que os times projetam, constroem, programam e pilotam um robô de até 19 kg.

As esquipes de FTC são formadas por até 15 estudantes e dois técnicos, mas, na edição especial, realizada durante o Congresso, estavam presentes três competidores e um técnico de cada time. Além disso, os prêmios das competições foram divididos em duas categorias:

· Desafio da Inovação: as equipes competem individualmente em partidas de 1 minuto, em que os robôs precisam fazer o maior número de pontos entregando as cargas nos locais corretos. Duas equipes levam o prêmio, a finalista e a campeã;

· Campeões de Arena: os robôs também precisam demonstrar habilidade, mas, nesse caso, duas equipes competem juntas, em aliança, o que requer estratégia e cooperação para que as ações na arena sejam complementares. Serão premiadas as duas equipes da aliança finalista e as duas equipes vencedoras.

A X Machine foi criada em 2019 e é formada por 13 integrantes. Na competição, foi representada por Antônio Miguel Souza, João Vitor Campos e Lara Alves. A equipe é patrocinada pelas empresas Super Frios, Souza – Consultoria e Marketing em Saúde, Mercearia Recife.

Para o Diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, o objetivo de trazer a competição ao Congresso de Inovação era, principalmente, divulgar o novo processo de formação profissional para os empresários.

“O objetivo é mostrar como se forma novo capital humano, com habilidade técnica importante, mas também com percepção de mundo relevante. Além de profissionais que conseguem construir coisas a partir de problemas definidos. Ou seja, o profissional do futuro”, explica o diretor.

SELETIVA BAHIA

Na Bahia, a etapa regional do Torneio SESI de Robótica será realizada nos dias 18 e 19 de março, na Escola SESI Reitor Miguel Calmon. Participam 25 equipes, com representantes da Bahia, Sergipe e Alagoas. As disputas serão nas categorias FIRST Lego League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), F1 In Schools e FIRST Robotics Competition (FRC).

Via: TI Bahia