Fim de uma era: Yahoo Grupos terá todo o conteúdo deletado no dia 14 de dezembro
Em 2001, quando as redes sociais estavam engatinhando, muita da interação digital ainda acontecia por meio dos primeiros mensageiros e fóruns online em grupos de e-mails, e o Yahoo Grupos foi uma das principais — senão a principal — formas de se comunicar em nichos. Mesmo depois de ficar para trás em comparação com outras plataformas, o serviço continua funcionando até hoje. Mas por pouco tempo.
O Yahoo comunicou oficialmente, em sua página de suporte, que todo o conteúdo do Yahoo Grupos armazenado em seus servidores será “permanentemente removido”. A partir do dia 28 deste mês, já não será possível subir mais nada para o site, e todo o material presente nas seções a seguir será deletado no dia 14 de dezembro:
- Arquivos
- Enquetes
- Links
- Fotos
- Folders
- Calendário
- Base de dados
- Anexos
- Conversas
- Atualizações de e-mails
- Resumo de mensagens
- Histórico de mensagens
Quem possui uma conta ativa e quiser resgatar o que há por lá, precisa entrar em seus grupos e fazer isso manualmente, ou baixar tudo via Painel de Privacidade da Verizon (dona do Yahoo).
Segundo o Yahoo, o Yahoo Grupos ainda continuará existindo, mas sem versão pública. A partir do final do ano, só existirão comunidades privadas ou restritas. Os donos das contas terão “um limitado acesso a configurações e ferramentas administrativas”.
O fim de uma era
Embora o Yahoo Grupos seja praticamente descontinuado no final do ano, ele foi amplamente utilizado e importante para definições de padrões e regras que vemos atualmente em comunidades online.
Quase 19 anos depois da criação da plataforma, essa história merece ficar registrada e por isso mesmo o pessoal do Internet Archive, que preserva a trajetória da web, já prometeu arquivar o máximo de conteúdo que conseguir.
So OF COURSE Yahoo! is going to stop allowing use of Yahoo! Groups in exactly one week, and OF COURSE Yahoo! is going to delete/wipe ALL content in ALL Yahoo! Groups in 3 months. And OF COURSE the front page says NOTHING about it. https://t.co/2tNGpt9WoX pic.twitter.com/2U52mPK2ej
— Jason Scott (@textfiles) 16 de outubro de 2019
Via The Verge