Gentoo muda do GitHub para Codeberg após expor preocupações com o Copilot


Gentoo muda do GitHub para Codeberg após expor preocupações com o Copilot

A migração oficial do Gentoo do GitHub, de propriedade da Microsoft, para o Codeberg está em andamento, já que a distribuição Linux cumpre a promessa de abandonar o code shack devido a “tentativas contínuas de forçar o uso do Copilot para nossos repositórios”.

APRENDA GENTOO: https://terminalroot.com.br/gentoo

A decisão foi tornado público no mês passado, quando o Gentoo confirmou que pretendia migrar espelhos de repositório e extrair contribuições de solicitação para a nova casa.

Em 16 de fevereiro, a organização revelado agora estava presente no Codeberg, onde as contribuições podiam ser enviadas. O Gentoo postou: “Eventualmente, outros repositórios git também estarão disponíveis na organização Codeberg Gentoo.”

Está cada vez mais difícil evitar o Copilot no GitHub, e o impacto da IA no código aberto é visto mais como negativo do que positivo, pois os repositórios correm o risco de ficar cheios de lixo de IA. Semana passada, O GitHub adicionou uma configuração para desativar totalmente as solicitações pull, o que significa que ninguém pode ver as solicitações pull existentes ou abrir novas.

APRENDA GENTOO: https://terminalroot.com.br/gentoo

O novo cenário chegou depois do negócio de propriedade da Microsoft iniciou uma discussão no início deste ano, devido ao “volume crescente de contribuições de baixa qualidade que está criando desafios operacionais significativos para os mantenedores”

Fã de código aberto e gênio da tecnologia em geral Jeff Geerling observou o problema em uma postagem recente no blog, onde ele escreveu: “A geração de resíduos de IA está ficando mais fácil, mas não está ficando mais inteligente. Pelo que vi, os modelos atingiram um patamar onde está a geração de código muito bom…

“Mas não está melhorando como nos últimos anos.”

Em 2024, Gentoo havia publicado uma política que afirma: “É expressamente proibido contribuir para o Gentoo com qualquer conteúdo que tenha sido criado com a assistência de ferramentas de inteligência artificial de Processamento de Linguagem Natural” A proibição foi feita com base em direitos autorais, qualidade e questões éticas.

Portanto, sem assistência ou avaliações do Copilot, por favor. E depois há toda a questão do treinamento de assistentes de codificação usando o conteúdo dos repositórios.

O site Codeberg é baseado no Forgejo, é mantido por uma organização sem fins lucrativos e está localizada em Berlim, Alemanha.

Em seu anúncio de sua intenção de migrar, o Gentoo escreveu: “O Gentoo continua hospedando sua própria infraestrutura primária de git, bugs, etc. e não tem planos de mudar isso”, mas a migração do GitHub para seus repositórios espelho devido a essas “tentativas contínuas de forçar o uso do Copilot” está em andamento.

O Registro entrou em contato com o GitHub para saber sua reação à mudança e atualizará se o shack de origem responder. ®

APRENDA GENTOO: https://terminalroot.com.br/gentoo