Google encerrará a plataforma Stadia em 2023


Google encerrará a plataforma Stadia em 2023

Em um comunicado postado no blog oficial, o Google anunciou que está encerrando o serviço gaming Stadia. A plataforma de jogos na nuvem permanecerá ativa para os jogadores somente até o dia 18 de janeiro de 2023.

O Google divulgou também que irá reembolsar todas as compras de hardware do Stadia realizadas no Google Store, assim como os games e outros conteúdos adicionais adquiridos na loja. A empresa tem a expectativa de que os reembolsos sejam concluídos em meados de janeiro.

Na postagem pelo blog, o vice-presidente do Google Stadia, Phil Harrison, falou sobre o encerramento da plataforma de jogos. Segundo ele, apesar dos esforços para otimizar o produto, não houve uma demanda forte do público gamer.

“Embora a abordagem do Stadia sobre streaming de jogos para consumidores tenha sido desenvolvida em uma forte base tecnológica, ela não ganhou a força com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de iniciar o encerramento do nosso serviço de streaming Stadia”, divulgou Harrison.

O comunicado informou também que os funcionários da equipe do Stadia serão distribuídos para outras divisões da empresa. Harrison afirma que o Google enxerga oportunidades de utilizar a tecnologia do serviço em outras partes, como YouTube, Google Play e produções de Realidade Aumentada (AR).

O Google Stadia foi lançado originalmente em 2019, com 94 jogos lançados na plataforma, e não chegou a ser disponibilizado no Brasil. O serviço enfrentava especulações de encerramento desde o ano passado, após o número de games lançados na nuvem do Google ter diminuído e estúdio de desenvolvimentos da empresa terem sido fechados.

Via: Olhar Digital