Intel pode trazer suporte para multi-GPU nas placas de vídeo Xe, indica driver no Linux


Intel pode trazer suporte para multi-GPU nas placas de vídeo Xe, indica driver no Linux

Ao que tudo indica, empresa pretende unir o poder de seu novo chip com os gráficos integrados de suas CPUs.

Enquanto AMD e Nvidia não dão muita atenção para suas tecnologias de multi-GPU, a Intel pode acabar trazendo suporte para operações de múltiplos chips gráficos em conjunto com a sua nova linha de placas de vídeo da linha Xe. De acordo com informações encontradas em um driver para o kernel Linux, a gigante dos semicondutores estaria desenvolvendo uma solução para fazer suas GPUs discretas e os gráficos integrados de suas CPUs trabalharem em sintonia.

Os detalhes foram encontrados pelo pessoal do Photonix, que fuçou uma série de drivers lançados pela Intel para o Linux 5.5. Os códigos apontam que a empresa está desenvolvendo uma tecnologia para que sua GPU discreta consiga receber ajuda dos gráficos integrados Intel Graphics, presentes nos processadores da linha Core.

Apesar de nada ter sido confirmado até o momento, a novidade faz bastante sentido, visto que as placas de vídeo Intel Xe serão chips modestos e o trabalho conjunto com gráficos integrados pode acabar dando mais poder de fogo para a tecnologia bater de frente com soluções de entrada da Nvidia e AMD. Além do fator desempenho, a jogada pode ser positiva pela questão mercadológica, já que dá ao consumidor mais um motivo para manter todo seu computador funcionando com produtos Intel.

Enquanto a novidade pode ser apenas uma forma da fabricante dos processadores Core manter uma ligação entre seus diferentes produtos, o Fudzilla aponta que os investimentos da companhia em multi-GPU podem ser um indicativo de que a firma pode acabar apostando com mais força na ideia futuramente.

No passado, a Nvidia e a AMD traziam amplo suporte para as tecnologias SLI e CrossFire, que permitem fazer duas placas de vídeo funcionarem juntas para oferecer mais desempenho ao sistema. Atualmente, porém, as firmas não dão muita bola para a prática. Será que a Intel vai seguir o caminho contrário e dar mais atenção para a tecnologia de multi-GPU? Deixe sua opinião nos comentários!

Via Fudzilla