Java supera Python na classificação de linguagem de programação da Tiobe


Java supera Python na classificação de linguagem de programação da Tiobe

Índice terá uma série de novos recursos que vai aprimorar classificações futuras

O índice Tiobe não apresentou grandes mudanças no mês de março, em relação a fevereiro, com os cinco primeiros lugares inalterados e a linguagem de programação C ainda na primeira posição. Com isso, a empresa aproveitou o relatório para anunciar novos recursos que serão adicionados ao índice em um futuro próximo.

O índice da comunidade de programação Tiobe é um indicador mensal da popularidade das linguagens de programação, baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores terceirizados. Motores de busca populares como Google, Bing, Yahoo !, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados para calcular as classificações.

Assim como em fevereiro, a linguagem de programação C continua na primeira posição com 15,33%, enquanto o Java ostenta uma classificação de 10,45% para superar o Python em terceiro lugar (10,31%). As linguagens C++ e C# completam os cinco primeiros do ranking com classificações de 6,52% e 4,97%, respectivamente.

A Visual Basic conseguiu uma classificação de 4,85% ocupando o sexto lugar, sobre o JavaScript em sétimo (2,11%) e o PHP em oitavo (2,07%). Em comparação com fevereiro, as únicas mudanças ocorrem na parte inferior das dez primeiras posições. Nas últimas classificações, a linguagem Assembly (1,97%) subiu para obter o nono lugar do SQL (1,87%), que agora ocupa o décimo lugar.

Na relação anual, comparado com março de 2020, a linguagem Classic Visual Basic saltou da 18ª posição para a 12ª na lista mais recente. Durante este período, Delphi/Object Pascal subiu da 20ª para a 14ª posição, enquanto a linguagem de programação Groovy subiu do 36º lugar para o 15º. Entre março de 2020 e março de 2021, MATLAB caiu três pontos, caindo da 18ª para a 15ª posição no ranking. Durante o mesmo período, Swift deslizou do 13º para o 19º lugar.

Mudanças no índice

A empresa ressaltou a correção de um bug no índice, “devido ao algoritmo complexo usado, como a eliminação automática de outliers”. A soma de todas as porcentagens de todas as linguagens de programação nem sempre chegava a 100%, informou Paul Jansen, CEO da Tiobe Software, no relatório mensal do índice. Ele garante que a empresa corrigirá o bug o mais rápido possível.

Depois disso, a Tiobe irá disponibilizar as propriedades da linguagem de programação. “As propriedades que serão rastreadas são retiradas da Wikipedia. Exemplos são os paradigmas de linguagem (orientados a objetos, funcionais, e etc.) e sistemas de tipos (tipados estaticamente, tipados dinamicamente, tipados fracamente, e etc.). Também adicionaremos tendências para ver quais propriedades estão ganhando popularidade. A terceira mudança que faremos é adicionar logotipos legais aos idiomas para tornar as tabelas de idiomas um pouco mais atraentes”, disse Jansen.

Via: ComputerWorld