Microsoft tem 45 dias para fechar acordo de compra do TikTok


Microsoft tem 45 dias para fechar acordo de compra do TikTok

Prazo foi definido pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que examina as negociações feitas no país à procura de possíveis riscos de segurança

De acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, só concordou em permitir que a Microsoft continue negociando a aquisição do TikTok com uma condição: se o acordo puder ser fechado em até 45 dias.

A medida representa uma reviravolta na decisão de Trump em proibir o aplicativo de vídeos curtos nos Estados Unidos. A aquisição do aplicativo pela Microsoft dará à empresa a oportunidade de se tornar uma concorrente direta do Facebook e Snap.

Na sexta-feira, o presidente norte-americano descartou a ideia de venda do aplicativo para a Microsoft. No entanto, após uma discussão com o CEO da companhia, Satya Nadella, o presidente retrocedeu. Por isso, a empresa disse que continuaria as negociações para adquirir o TikTok e que pretendia chegar a um acordo até 15 de setembro.

O prazo de 45 dias dado à ByteDance, dona do TikTok, e à Microsoft foi definido pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que examina as negociações feitas no país à procura de possíveis riscos de segurança.

Ainda segundo uma das fontes, Trump mudou de ideia em relação à proibição do aplicativo após sofrer pressão de alguns de seus assessores e membros do partido republicano. A proibição do TikTok pouco antes das eleições presidenciais dos EUA poderia fazer com que muitos jovens se opusessem ao presidente, atrapalhando sua campanha.

Ao comentar sobre o acordo de compra, a Microsoft informa que, se for concretizado, fará com que a empresa controle as operações do TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A companhia ainda afirmou que vai garantir que os dados dos usuários americanos fiquem armazenados nos EUA.

Ainda não está claro quanto a Microsoft poderia pagar pelo TikTok. A Reuters estimou que a avaliação do aplicativo poderia exceder US$ 50 bilhões. No entanto, a pressão dos EUA para o fechamento do negócio pode fazer esse preço ser reduzido.

China X Estados Unidos

À medida que as relações entre os Estados Unidos e a China se deterioram no comércio, segurança cibernética e com assuntos relacionados à disseminação do novo coronavírus, o TikTok surgiu como um novo ponto de inflamação na disputa entre as duas economias.

Recentemente, o jornal estatal China Daily disse que a ByteDance passa por uma “caça às bruxas”. Além disso, a publicação indica que não foi fornecida nenhuma evidência para apoiar a alegação de que o TikTok representa ameaça à segurança dos EUA.

Via: VentureBeat por Olhar Digital