Projeto Mobian quer levar o Debian GNU/Linux para dispositivos móveis


Projeto Mobian quer levar o Debian GNU/Linux para dispositivos móveis

Conheça o Mobian, um novo projeto de código aberto que visa trazer o poderoso e muito popular sistema operacional Debian GNU/Linux para dispositivos móveis.

Se você pensou por um segundo que o mercado de smartphones Linux não tem sistemas operacionais, tente novamente, pois os desenvolvedores estão apenas começando. Após o postmarketOS anunciar seu PinePhone Community Edition, agora existe um novo projeto chamado Mobian, que promete trazer o Debian para smartphones Linux.

É isso mesmo, agora você pode instalar e usar um sistema operacional Debian GNU/Linux puro no seu PinePhone. O Mobian ajuda você a fazer isso integrando os pacotes Debian GNU/Linux padrão à interface de usuário Phosh (Phone Shell) baseada no GNOME, desenvolvida pela Purism para o seu telefone Librem 5.

Além disso, o Mobian traz vários aplicativos para que você não fique entediado ao experimentar o Debian no seu telefone Linux. Os aplicativos atualmente totalmente otimizados são Chamadas, Chatty (mensagens SMS), Fractal (aplicativo de mensagens Matrix), Fragments (cliente BitTorrent) e Forklift (download de vídeo e áudio).

A lista continua com o jogo GNOME 2048, navegador Epiphany (GNOME Web), rádio na Internet Shortwave, cliente Wiremapper Linux para testes de rede Pockethernet, aplicativo Metronome para a área de trabalho GNOME e aplicativo Grock para exibir mapas geológicos do Reino Unido.

Obviamente, muitos outros aplicativos estão funcionando bem, mas pode não ser totalmente otimizado para o seu dispositivo móvel, e você também pode executar o Web Apps simplesmente convertendo qualquer site em um iniciador na tela inicial do dispositivo. Para obter uma lista completa dos aplicativos suportados, consulte a página Wiki do projeto.

Por enquanto, a Mobian trabalha apenas no PinePhone, mas os líderes do projeto disseram no Twitter que o plano é oferecer suporte a outros dispositivos móveis no futuro. Se você deseja instalá-lo no seu PinePhone, pode fazê-lo agora mesmo, usando as instruções de instalação fornecidas pelos desenvolvedores aqui.

Mobian

Via: 9to5linux

comments powered by Disqus