news,

Quer ser um desenvolvedor front-end? Saiba quais são as tecnologias essenciais

Marcos Marcos Siga-me Nov 28, 2019 · 3 mins read
Quer ser um desenvolvedor front-end? Saiba quais são as tecnologias essenciais
Share this

O desenvolvedor de front-end é responsável por dar vida à interface do código web, ou seja, que trata da parte da aplicação que o usuário vê estampada na tela. É preciso pensar em como as pessoas interagem com os sites e onde elas procuram as coisas, exigindo uma combinação especial de criatividade e conhecimento técnico.

Em habilidades gerais, um desenvolvedor front-end precisa se preocupar com dois pilares: produzir um design responsivo e otimizar a performance de seu projeto. O primeiro é como você se certifica de que seu site funciona e tem uma boa aparência independentemente do dispositivo que o usuário use. O segundo não se trata apenas de ter um bom visual, você também precisa criar algo que desempenhe rapidamente.:

HTML e CSS

Se você quer aprender a programar na web, precisa conhecer HTML. É o primeiro passo. Afinal, essa é a linguagem usada para estruturar todo o conteúdo de um site. Aprenda os fundamentos e as teorias, coloque o seu conhecimento em prática criando uma página na web e fique atento à semântica, que simplifica a leitura do código e o SEO, e à acessibilidade.

O segundo passo é a linguagem CSS (Cascading Style Sheets). Ela pode ser considerada um complemento para o HTML. Por isso, é tão importante que um programador front-end domine essa também. Com ela, você irá conseguir organizar melhor as linhas e adicionar novas possibilidades ao código, sendo possível até mudar praticamente todo o visual de um site.

JavaScript

Essa linguagem também pode ser considerada um complemento ao HTML e ao CSS. De forma geral, ela é responsável por algumas funções e comportamentos que tornam os sites mais dinâmicos.

jQuery

O mercado de trabalho adora padronização. Por isso, ter contato com bibliotecas populares aumenta o seu índice de empregabilidade, além de dar subsídios para criar mais facilmente aplicações.

Entre as mais conhecidas, temos a jQuery. Ela é uma biblioteca que permite que o programador front-end realize mais facilmente modificações na página através das ações do usuário, como o clique de um botão que ocupa uma barra lateral, por exemplo. Além disso, ela ajuda a sintetizar o código, reduzindo suas linhas e mantendo a mesma função.

Bootstrap

O Bootstrap é um framework muito popular. Seus recursos são muito usados por programadores front-end, porque a ferramenta oferece componentes que simplificam e tornam mais ágil o desenvolvimento web. É importante destacar que o Bootstrap é gratuito, oferece modelos e estilos editáveis e que facilitam a criação de layouts responsivos.

React

O principal objetivo de um desenvolvedor de software é sem dúvida construir aplicações, além de fundamentos de Webpack, React, Redux e todo o ecossistema envolvido no processo, inclusive tecnologias de backend, como Node, Express e MongoDB.

Node.js

O NodeJS é uma plataforma de execução de códigos JavaScript que permite ao programador desenvolver aplicações web utilizando o JavaScript como linguagem de back-end. Com NodeJS você poderá criar servidores facilmente escaláveis capazes de responder a milhares de requisições simultâneas sem dar deadlock ou negá-las.

Como começar ?

Saber iniciar do jeito certo é fundamental . E para isso estamos projetando um Curso Completo e gratuito no Youtube que ensinará detalhadamente todas essas tecnologias e outras não citas como, por exemplo: Shell Script CGI , PHP, Wordpress, Laravel e entre muitas outras .

Até pra quem já tem um conhecimento, é importante assistir todo conteúdo, pois provavelmente você descobrirá técnicas que você^não sabia que era possível, começando por HTML(5) e CSS(3) que será fundamental pra tornar as tecnologias posteriores de fácil compreensão . Responda nosso formulário para saber como melhor projetar o Curso pra você: Clique aqui para acessar o formulário .

Os vídeos iniciarão a partir da semana que vem.


Comentários