Alcance ilimitado, sem salvaguardas': Snowden avisa sobre maior controle social da história
O governo dos EUA tem tendência de se apropriar das inovações revolucionárias e torná-las em armas, disse Edward Snowden. Ele notou que o desejo humano natural de comunicar com os outros está sendo utilizado em uma escala sem precedentes.
“Não há garantia nenhuma que a nossa visão utópica do futuro vá se realizar”, disse Snowden a um auditório na Universidade Dalhousie, no Canadá, em uma transmissão ao vivo desde Moscou nesta semana. Snowden sublinhou que o governo dos EUA “corrompeu nosso conhecimento […] com um objetivo militar”.
“Eles pegaram nossa capacidade nuclear e a transformaram na arma mais terrível que o mundo alguma vez testemunhou. E agora vemos o momento atômico da ciência da computação […] Seu alcance é ilimitado […] mas as salvaguardas dela não são!”
O denunciante, que no ano 2013 divulgou informação altamente classificada sobre operações de espionagem global realizada pela Agência de Segurança Nacional, declarou que os governos, armados com tecnologias modernas e com a ajuda das mídias sociais e das gigantes tecnológicas, estão se tornando “omnipotentes” na sua capacidade de monitorar, analisar e influenciar o comportamento.
Edward Snowden
© REUTERS / Glenn Greenwald/Laura Poitras/Courtesy of the Guardian/Handout via Reuters
“É por meio do uso de novas plataformas e algoritmos, que são baseados nesta capacidade, que eles são capazes de transformar o nosso comportamento. Em alguns casos, eles podem predizer nossos desejos e também os empurrar para obter resultados diferentes.”
A necessidade humana natural de “pertencer” está sendo explorada, e os usuários consentem voluntariamente entregar virtualmente todos seus dados, assinando acordos cuidadosamente elaborados que ninguém se preocupa em ler. “Tudo isso tem centenas e centenas de páginas de um jargão legal que nós não somos capazes de ler e avaliar, mas isso é considerado como vinculativo para nós”, disse Snowden.
“E agora todas essas instituições, que são ao mesmo tempo comerciais e governamentais, […] estruturaram e consolidaram isso como os meios mais eficientes de controle social em toda a história da nossa espécie.”