Unicamp sofre ataque hacker e dados são roubados


Unicamp sofre ataque hacker e dados são roubados

Invasão ocorreu nos sistemas da Diretoria Acadêmica, mas a reitoria informa que pode ter afetado outros sistemas. ‘Não é necessária, por ora, nenhuma ação por parte dos usuários’, afirma comunicado

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira alertando a todos os alunos e professores que identificou “violações em alguns de seus sistemas computacionais, com consequente vazamento de dados privados”.

O problema foi detectado pela Diretoria Acadêmica (DAC), mas de acordo com a reitoria, pode ter afetado outros sistemas da universidade. A Coordenadoria Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (CITIC) da Unicamp designou uma equipe para identificar as causas do incidente e a extensão dos danos.

Ainda de acordo com a reitoria, o incidente foi reportado às autoridades competentes, e medidas de contingência estão sendo tomadas. “Não é necessária, por ora, nenhuma ação por parte dos usuários”, afirma o comunicado.

A Unicamp esclarece que manterá a comunidade informada “sobre os avanços nas investigações e no trabalho de contenção dos danos”. Da mesma maneira, os usuários serão comunicados caso haja necessidade de alguma ação individual.

Via Unicamp