Unity vai começar a cobrar uma “taxa de instalação” de desenvolvedores


Unity vai começar a cobrar uma “taxa de instalação” de desenvolvedores

A Unity anunciou nesta terça-feira (12) a criação de um novo plano de monetização para os desenvolvedores interessados em usá-la em seus projetos. Segundo a empresa, a partir de janeiro de 2024 ela vai cobrar uma “Taxa de Tempo de Execução”, que deve ser aplicada baseada na quantidade de instalações que um produto registra.

Segundo a companhia, a nova “taxa de instalação” vai ser aplicada a projetos que registraram um patamar mínimo de receitas nos últimos 12 meses. Além disso, eles precisam ter recebido uma quantidade determinada de instalações antes que o novo valor comece a ser cobrado. Para ela, a solução só vai afetar desenvolvedores que já tiveram “sucesso significativo”.

Sob as novas regras da Unity, qualquer jogo que tenha rendido mais de US$ 200 mil nos 12 últimos meses e tenha pelo menos 200 mil instalações (no total) vai ter que pagar a nova taxa. A cobrança vai ser diferente para empresas que assinam os planos Unity Pro ou Enterprise, cuja receita básica será de US$ 1 milhão no último ano, e o patamar mínimo de instalações será de 1 milhão.

Unity vai cobrar valor mensalmente

A dona da engine afirma que vai cobrar sua taxa mensalmente, sendo que o valor vai depender do tipo de licença que cada game usou. Enquanto aqueles que usam os planos Pessoal e Plus vão pagar 20 centavos por instalação, quem tem o plano Pro vai começar pagando 15 centavos, taxa que pode cair pra 0,02 centavos dependendo da popularidade de um projeto. Já aqueles do plano Enterprise começam pagando 12,5 centavos, sendo que esse valor pode cair para até 0,01 centavo por instalação.

Taxas

A nova taxa da Unity também vai variar dependendo o mercado em que um projeto é vendido, sendo menor em países emergentes como o Brasil e a Índia. Segundo a companhia, a nova cobrança vai ser instituída porque ela quer “fazer mais dinheiro para que possa continuar investindo na engine”, nas palavras do vice-presidente sênior Marc Whitten.

Enquanto a empresa vende a solução como uma forma de “desenvolvedores grandes” financiarem a manutenção do runtime da engine, a nova estrutura parece ser uma forma de a companhia conseguir mais dinheiro de seus parceiros. Prova disso é o fato de que as novas taxas serão maiores para quem não contratar o LevelPlay, um sistema de mediação de anúncios mantido pela própria companhia.

A nova “taxa de instalação” surge somente um ano após a engine aumentar os preços de seus planos Pro e Enterprise, algo que gerou reações bastante negativas. A empresa espera compensar a notícia ruim ao oferecer de forma gratuita suas ferramentas DevOps e sua tecnologia de IA gerativa para todos os seus planos a partir de novembro deste ano.

Fonte: Game Developer