Windows 10 começa a ter suporte a programas com interface gráfica Linux
O suporte para aplicativos Linux acabou de ficar ainda melhor dentro do módulo dedicado ao sistema operacional no Windows 10. Durante a abertura da Build 2021, que aconteceu nesta terça-feira (25), a Microsoft anunciou que o Subsistema Windows para Linux (WSL) agora conta com uma integração mais íntima com o sistema da casa e passa a rodar softwares originalmente desenvolvidos com a interface gráfica (GUI) de distribuições Linux com menos complicações.
Distribuído entre integrantes do programa de acesso antecipado em abril, o suporte para aplicações com interface gráfica do Linux no WSL é a materialização de uma promessa antiga da Microsoft, de facilitar a vida de desenvolvedores, que vem sendo cumprida ao longo de anos. Através do recurso, é possível abrir aplicativos, ferramentas e outros recursos originalmente desenvolvidos para o sistema livre, mas sem precisar migrar de SO via dual boot ou utilizar máquinas virtuais.
A novidade permite, inclusive, estender o poder gráfico de placas de vídeo dedicadas instaladas no Windows ao software com interface Linux — capacidade especialmente útil para rodar apps embarcados com IA ou aprendizado de máquina. Na prática, é quase como ter um Linux inserido em cada cópia do Windows 10 — mas esteja ciente de que podem existir limitações num canto ou outro.
Atualmente, a Microsoft afirma que o recurso foi “amplamente distribuído” entre usuários, mas, segundo o site ZDNet, isso não está acontecendo de fato. Na verdade, o suporte aprimorado foi adicionado à compilação 21362 (ou mais recente) do programa de acesso antecipado do Windows 10. Entretanto, o suporte ao GUI do Linux deve ser incluído ao WSL na próxima grande atualização do SO.
O anúncio completo com informações técnicas acerca da novidade e suas novas capacidades foram incluídos no blog oficial da Microsoft, mas é necessário estar com o inglês afiado para acompanhar tudo. Mais informações sobre o suporte do GUI Linux no WSL podem ser conferidas na página oficial do projeto no GitHub.