Windows 10 rodará aplicativos Linux com interface gráfica


Windows 10 rodará aplicativos Linux com interface gráfica

Microsoft continua agregando o Linux dentro do Windows, permitindo rodar aplicativos dos dois sistemas lado a lado sem depender de servidores de terceiros

Há alguns anos, a Microsoft decidiu abraçar o Linux, o que parecia contraditório quando se olhava para as declarações da empresa no início do século. Agora, a empresa deu um passo adiante: durante a Build 2020, a companhia anunciou que atualizou o Windows Subsystem for Linux (WSL), integrando ainda mais as duas coisas.

Com a nova atualização, a segunda versão do WSL ganhou o kernel completo do Linux, o que também dará aos usuários a oportunidade de rodar aplicativos com interface gráfica de usuário (GUI) que possam rodar lado a lado de outros apps do Windows 10, sem depender de algo como um servidor X.

A novidade deve agradar especialmente aos desenvolvedores. A Microsoft mira especialmente este público, que precisa IDEs do Linux sem sair do ambiente Windows. A empresa também adicionou à mistura a aceleração de hardware pela GPU, que deve oferecer mais desempenho gráfico a essas ferramentas, que será importante em situações mais exigentes.

Aos poucos, a Microsoft integra mais e mais ferramentas Linux ao Windows. No passado, a empresa já deu passos importantes ao adicionar distribuições Linux populares como Ubuntu e Fedora dentro da Windows Store. Usuários podiam fazer uso dos terminais do sistema e de linhas de comando. A expansão do WSL e da integração do kernel do Linux ao Windows é mais um sinal da Microsoft à comunidade open-source, agora com aplicativos com interface gráfica.

O WSL 2 será lançado ainda neste mês de maio, enquanto a aceleração de hardware pela GPU será incluída aos poucos, aparecendo primeiro para os membros do programa Windows Insider, que testam as versões prévias do sistema operacional, então é provável que ela esteja inclusa no próximo grande update do Windows 10. A parte relativa aos aplicativos com interface gráfica ainda não tem uma data exata para o lançamento.Window