4 filmes incríveis sobre a vida de grandes cientistas


4 filmes incríveis sobre a vida de grandes cientistas

Às vezes acontece de a mais fina ciência ser produzida por seres humanos notáveis, cujas vidas são verdadeiras histórias de cinema.

Temáticas científicas inspiraram incontáveis filmes ao longo do século passado. Um tipo específico de história tem sido bem menos explorado pelos produtores: são aquelas cujo foco é a própria vida de cientistas renomados. Além de terem contribuído significativamente para o avanço de nosso conhecimento sobre a realidade, algumas dessas pessoas viveram belíssimas histórias pessoais. Elas são cheias de momentos de superação, coragem e brilhantismo. Confira!

A Teoria de Tudo (2015)

A Teoria de Tudo

O filme é baseado na vida do físico britânico Stephen Hawking, é um retrato relativamente preciso da carreira e da vida pessoal do cientista mais famoso do mundo na atualidade. O filme, baseado em livro da primeira esposa do físico, é bem fiel à realidade.

Giordano Bruno (1973)

Giordano Bruno

Um dos precursores da ciência moderna e grande pensador do século 16, o napolitano Giordano Bruno foi fatalmente injustiçado. Sua história é um dos melhores exemplos do que pode acontecer a um cientista que ousa enxergar à frente de seu tempo e desafiar as instituições estabelecidas. Depois de percorrer toda a Europa pregando o heliocentrismo e a infinitude do Universo, Bruno foi condenado à fogueira em 1600 pela Inquisição católica. O filme conta de maneira impressionante a vida deste grande astrônomo e filósofo.

O Jogo da Imitação (2014)

O Jogo da Imitação

O filme retrata o período da Segunda Guerra em que o matemático Alan Turing, considerado o pai da computação, trabalhou para o serviço de inteligência britânico. Turing liderou uma equipe nas instalações secretas de Bletchley Park escalada para decifrar mensagens nazistas criptografadas pela máquina Enigma — que produzia códigos considerados “indecifráveis”. Ele conseguiu.

Turing foi condenado por ser homossexual e acabou morrendo pouco depois.

Uma Mente Brilhante (2001)

Uma Mente Brilhante

Laureado com o Nobel de Economia em 1994, John Nash contribuiu com pesquisas em diversas áreas. O filme apresenta de forma sensível sua genialidade matemática e também a luta contra a esquizofrenia.

Via Ciencianautas