news,

Descobriram as senhas de grandes da tecnologia, a de Ken Thompson era a mais difícil - Saiba qual

Marcos Marcos Siga-me Oct 11, 2019 · 2 mins read
Descobriram as senhas de grandes da tecnologia, a de Ken Thompson era a mais difícil - Saiba qual
Share this

Thompson, co-fundador do sistema operacional Unix, juntamente com Dennis Ritchie, continua sendo uma figura reverenciada no campo da ciência da computação. Em 2014, a famosa desenvolvedora de código aberto Leah Neukirchen colocou um arquivo em /etc/password em uma árvore de código-fonte do BSD3. Continha senhas com hash de alguns grandes nomes como Dennis Ritchie, Steve Bourne, Ken Thompson, Brian W. Kernighan no campo da ciência da computação.

Neukirchen tentou decifrar as senhas por curiosidade, pois as senhas foram seladas com um algoritmo crypt(3) baseado em DES, que agora é considerado fácil de decifrar.

Ela conseguiu decifrar senhas da maioria das personalidades da lista, exceto cinco senhas. Das senhas, Neukirchen estava mais curiosa sobre a senha de Ken Thompson.

Neukirchen tentou combinações de todas as letras minúsculas e dígitos que passavam muitos dias, mas não conseguiu obter a senha. O tópico foi levantado na lista de discussão The Unix Heritage Society deste mês, quando Neukirchen lembrou a todos o quão frustrada ela está com a senha não quebrada de Thompson.

Publicando na lista de discussão da sociedade, ela escreveu: “nunca conseguiu decifrar a senha de ken com o hash ZghOT0eRm4U9s e acho que enumerei todo o espaço das teclas em minúsculas + símbolos especiais de 8 letras”.

Senha de Ken - um gênio absoluto

Seis dias depois, um membro do fórum chamado Nigel Williams alcançou o sucesso e escreveu “Ken is done” no fórum junto com a senha em texto sem formatação de Ken Thompson: p/q2-q4! .

Depois que a senha foi quebrada, os membros do fórum apontaram que a senha é uma notação descritiva de uma jogada de abertura comum no Xadrez. Ken contribuiu para o desenvolvimento do xadrez de computador, e isso explica a genialidade de Ken.

Nigel levou mais de quatro dias em um sistema AMD Radeon RX Vega64 executando o hashcat (uma ferramenta de quebra de senha) a cerca de 930MH/s (milhões de Hashes por segundo). Senhas fracas de notáveis ​​cientistas da computação

Curiosamente, as senhas usadas por cientistas da computação populares eram bastante fracas. Por exemplo, Dennis Ritchie usou “dmac” em que “mac” indica seu nome do meio - MacAlistair.

Stephen R. Bourne, o criador do comando do shell Bourne, usou “bourne” como a senha. Eric Schmidt, presidente executivo da empresa-mãe do Google, Alphabet, usou “wendy”, que é o nome de sua esposa.

Brian W. Kernighan, co-autor do primeiro livro sobre programação C com Dennis Ritchie, tinha a senha mais fraca do lote. Sua senha com hash, quando quebrada, resultou em “/.,/.”, Que é uma combinação de três teclas adjacentes em um teclado qwerty.

Você pode ver as senhas aqui.

Via: FossBytes


Comentários