5 conselhos de Bill Gates para alavancar a sua carreira


5 conselhos de Bill Gates para alavancar a sua carreira

Ao longo de sua trajetória profissional, cofundador da Microsoft percebeu que há padrões de comportamento para que qualquer profissional tenha sucesso.

Bill Gates é uma das figuras mais importantes do mundo - não só pelas suas contribuições para a tecnologia, mas também pelo seu ativismo em causas humanitárias. Desde que deixou o cargo de CEO da Microsoft, há 16 anos, Gates tem concentrado seus esforços em instituições de caridade e no futuro da raça humana.

Ao longo de sua trajetória profissional, que lhe rendeu um patrimônio líquido de US$ 79,2 bilhões, o cofundador da Microsoft percebeu que existem alguns padrões de comportamento para que qualquer profissional tenha sucesso, independentemente da sua área de atuação. Confira.

1. Ciências, matemática e economia: busque desenvolver habilidades

Para Bill Gates, é fundamental que todos os trabalhadores ampliem seus conhecimentos em ciências, matemática e economia. De acordo com o executivo, os profissionais dessas áreas são os futuros “agentes de mudança para todas as instituições”. Pensando nisso, o bilionário recomenda que pessoas dos demais campos do conhecimento saibam, ao menos, interagir com especialistas nesses três setores.

2. Otimismo, mas com metas claras

Segundo Gates, o otimismo é essencial para que os profissionais persistam em suas carreiras. Para isso, a orientação é estabelecer metas e objetivos claros para, a partir daí, colocar os planos em prática.

3. Aprenda sempre

O fundador da Microsoft faz questão de reiterar a importância do aprendizado contínuo. Para Gates, os profissionais devem expandir os seus conhecimentos para além de suas próprias áreas de atuação, já que a prática permite a interlocução e promove a criatividade.

4. Assuma responsabilidades sociais

Bill Gates é ativista de causas humanitárias - e incentiva que todos façam o mesmo. De acordo com o bilionário, as pessoas devem assumir grandes responsabilidades e contribuir para o desenvolvimento da humanidade. “Será uma das grandes experiências de suas vidas”, disse em um discurso de formatura na Universidade de Harvard. Cada empresa está inserida em um contexto social, e melhorar a vida de todos deve ser uma das prioridades das organizações.

5. Pense fora da caixa

O executivo prioriza o pensamento criativo e afirma que os profissionais de destaque conseguem realizar suas atividades de formas inovadoras. Os erros fazem parte do caminho, e não devem se tornar lamentos. Para Gates, as falhas servem como aprendizados fundamentais para o sucesso. Nesse sentido, o executivo também aconselha que os trabalhadores aceitem críticas, recebendo cada uma delas como mais uma oportunidade de crescimento.

Via Computer World