A ‘certidão de nascimento’ da Internet completa 50 anos hoje


A ‘certidão de nascimento’ da Internet completa 50 anos hoje

Hoje, cinquenta anos atrás, em 29 de outubro de 1969, nasceu a Internet. Foi um começo humilde – um único login de um terminal de computador na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) para o Stanford Research Institute (SRI) na Bay Area. Mas foi um pequeno passo que acabaria por lançar o mundo para a era da informação.

Surpreendentemente, existe um pedaço de papel que documenta esse momento importante da Internet, chamada Arpanet (Rede da Agência para Projetos de Pesquisa Avançada) incialmente por ser um projeto financiado pelo ARPA. Hoje você provavelmente conhece melhor a ARPA (Agência de Projetos Avançados de Pesquisa) com o nome DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), a agência governamental que trabalha com tecnologia de ponta, como robôs de combate de guerra e implantes cerebrais.

Os operadores de terminais de computadores que estavam trabalhando na UCLA em 1969 mantinham um diário detalhado de tudo o que estava acontecendo ao configurar sua rede. E em uma anotação de caderno em “29 de outubro de 69”, podemos ver uma anotação particularmente importante às 22:30 (22:30): “Conversei com o SRI, host a host”.

Essa folha de papel, que atualmente está nos arquivos da UCLA, é mais ou menos a certidão de nascimento da Internet – um registro escrito daquele momento em que os dois computadores host da UCLA e do SRI começaram a se comunicar.

Certidão de Nascimento da Internet

Via Gizmodo