Ameaças de malware no Mac são maiores do que no Windows pela primeira vez, diz relatório


Ameaças de malware no Mac são maiores do que no Windows pela primeira vez, diz relatório

Existe uma crença de que os Macs são mais seguros e menos propensos à infecção por malwares do que os PCs Windows. Bem, isso não é mais verdade. Um novo relatório diz que pela primeira vez as ameaças específicas para Mac superaram a dos PCs a uma proporção de 2:1 em 2019

O relatório é da Malwarebytes, uma desenvolvedora de soluções antivírus. Em seu State of Malware Report de 2020, a companhia diz que o volume de ameaças ao Mac aumentou em mais de 400% na comparação com o ano passado.

Embora esse crescimento esteja relacionado com o aumento da base de usuários do Mac, a companhia calculou o número de ameaças por dispositivo – tanto no macOS quanto no Windows. Em 2019, a companhia detectou uma média de 11 ameaças por dispositivos Mac, comparado com 5,8 ameaças por dispositivo Windows.

Comparado com 2018, as ameaças aos dispositivos Mac subiram de 4,8 para 11. A Malwarebytes diz que esse crescimento drástico é provavelmente devido ao aumento da fatia de participação de mercado. Quanto mais pessoas usam computadores da Apple, mais atraentes eles se tornam para atores maliciosos.

O relatório também nota que a segurança incorporada no macOS ainda não consegue combater adwares e programas potencialmente indesejáveis (PUPs, na sigla em inglês) de forma tão eficiente quanto combate malwares.

De acordo com o relatório, as ameaças no Mac são significativamente diferentes daquelas enfrentadas pelos PCs. Enquanto as máquinas Windows são mais propensas a enfrentar tipos tradicionais de malware, as ameaças mais comuns no Mac são de adwares e PUPs – esses últimos consistem em aplicativos de “limpeza” como MacKeeper e MacBooster.

Sobre os adwares, o NewTab ficou no topo da lista. NewTab é uma família de adware que redireciona as buscas do navegador para ganhar “receita de afiliados de forma ilícita” e geralmente é espalhada por meio de páginas falsas de monitoramento de preços de voo, de encomendas ou mapas.

No geral, adware e PUPs são considerados menos perigosos do que o malware tradicional. Dito isso, o número elevado indica que esse tipo de ameaça está se tornando mais agressiva.

O adware também é um problema no Windows, com cerca 24 milhões de detecções nos PCs. Esse número representa um aumento de quase 13% para os consumidores e 463% para clientes corporativos. Além disso, sete das dez principais ameaças para consumidores era alguma variante de adware. Os PCs Windows também foram alvo do Emotet e Trickbot, dois tipos de Trojan, bem como novos ransomwares como Ryuk, Sodinokibi e Phobos.

A grande lição aqui é que não, o seu computador da Apple não é mais imune à malwares e talvez você deveria levar a segurança mais a sério. E adware é uma droga.

Via Gizmodo