Procon-SP notifica Via Varejo por vender notebooks com Windows 7


Procon-SP notifica Via Varejo por vender notebooks com Windows 7

Sistema teve seu suporte abandonado em janeiro e seu uso não é mais recomendável

O Procon-SP anunciou nesta segunda-feira (3) que enviou uma notificação para a Via Varejo, empresa por trás grandes marcas do comércio eletrônico brasileiro (incluindo Pontofrio.com, Casas Bahia e Extra.com.br), por vender notebooks equipados com Windows 7.

A preocupação do órgão se dá pelo fato de que o sistema operacional teve o suporte encerrado definitivamente no dia 14 de janeiro, o que significa que, tirando algum caso muito excepcional, os usuários não receberão mais nenhuma atualização. Isso significa que as vulnerabilidades do sistema permanecerão abertas para sempre, criando uma situação de insegurança para o público.

De acordo com o comunicado do Procon-SP, a organização foi alertada por meio de uma reclamação de um consumidor e confirmou suas suspeitas com uma pesquisa realizada no site Extra.com.br no dia 17 de janeiro, quando o sistema já havia sido abandonado.

Com a notificação, o Procon-SP espera que a Via Varejo informe quantas licenças foram comercializadas pela empresa em 2019, quando já se sabia do fim iminente do suporte ao sistema, e se os consumidores foram informados sobre o encerramento das atualizações. Da mesma forma, a empresa precisará explicar como e em que momento da compra essa informação foi apresentada e explicar-se sobre como é apresentada a informação sobre a necessidade ou possibilidade de atualização do sistema operacional.