CentOS - O Retorno de Jedi: Rocky Linux


CentOS - O Retorno de Jedi: Rocky Linux

CentOS Linux renasceu como sistema operacional empresarial Rocky Linux

Como você sabe, a Red Hat e a IBM chocaram a comunidade Linux ao dar um fim para o CentOS 8. Não haverá CentOS Linux. A Red Hat anunciou que haveria apenas CentOS Stream, que atuará como uma versão contínua e será usado como o próximo RHEL. Agora temos uma alternativa possível chamada Rocky Linux.

Rocky

De acordo com Ars, o cofundador do CentOS Greg Kurtzer é um dos muitos membros da comunidade que não está feliz com a decisão da Red Hat de encerrar o CentOS Linux. Kurtzer emitiu o seguinte comunicado de imprensa na quarta-feira:

Fiquei tão chocado quanto o resto da comunidade com essa notícia da Red Hat. Quando comecei o CentOS, há 16 anos, nunca imaginei o incrível alcance e impacto que isso teria ao redor do mundo em indivíduos e empresas que dependem do CentOS para distribuição Linux. Em resposta a esta mudança inesperada, tenho o orgulho de anunciar o lançamento de um novo projeto, Rocky Linux .

Vou tratar o CentOS Stream como um software beta ou de desenvolvimento. Eu prefiro usar o Arch Linux ou o Debian testing do que lidar com essas “pilantragens” da IBM. Eu acredito fortemente que Ubuntu/Debian e SUSE/OpenSUSE ganharão participação de mercado. Aqui estão as porcentagens de sites que usam várias subcategorias (distros) do Linux:

Rocky Linux

O que é o Projeto Rocky Linux?

Do site do projeto:

Rocky Linux é um sistema operacional comunitário desenvolvido para ser 100% compatível com o Red Hat Enterprise Linux, agora que o CentOS mudou de direção. Está em intenso desenvolvimento pela comunidade. Rocky Linux é liderado por Gregory Kurtzer, fundador do projeto CentOS. Os colaboradores devem entrar em contato usando as opções de comunicação oferecidas neste site.

De acordo com a Wikipedia, o CloudLinux OS é uma distribuição Linux comercializada para provedores de hospedagem compartilhada. É desenvolvido pela empresa de software CloudLinux, Inc. CloudLinux OS é baseado no sistema operacional CentOS. Em uma postagem do blog, eles anunciaram o fork do RHEL 8 também:

Já mantemos o CloudLinux OS, planejamos lançar um fork do RHEL® 8 compatível com o binário 1: 1 gratuito, de código aberto, dirigido pela comunidade (e versões futuras) no primeiro trimestre de 2021. Criaremos um fork separado, totalmente gratuito SO totalmente binário compatível com RHEL® 8 (e versões futuras). Patrocinaremos o desenvolvimento e manutenção de tal sistema operacional. Trabalharemos para estabelecer uma comunidade em torno do sistema operacional, com o conselho administrativo formado por membros da comunidade.

Resumindo

A IBM agora possui o software Red Hat. Portanto, eles estão tentando extrair cada centavo de sua compra. Eu realmente espero que a IBM faça uma grande mudança de preços em softwares de propriedade da Red Hat como RHEL, Ansible, Red Hat Virtualization, OpenStack, JBoss Enterprise e outros aplicativos. Eles usarão advogados corporativos para colocar licenças ainda mais severas para o RHEL e tornar improvável que alguém faça um fork do Red Hat Enterprise Linux em breve. Estou ansioso para ver o Rocky Linux como um sucessor do CentOS e desejo-lhes boa sorte, pois leva tempo para reconstruir a boa vontade e a marca no mundo do código aberto. Você usaria o Rocky Linux quando lançado ?

Via: NixCraft