CEO da Unity chama de idiotas desenvolvedores que não priorizam a monetização


CEO da Unity chama de idiotas desenvolvedores que não priorizam a monetização

Segundo John Riccitielo, criadores devem priorizar as demandas do mercado ao criar novos projetos .

Poucos dias após a Unity anunciar sua fusão com a IronSource, o CEO da companhia, John Riccitiello, explicou a decisão em uma entrevista concedida ao site PocketGamer.biz. Durante ela, o executivo reservou palavras duras para desenvolvedores que não usam todos os recursos de monetização disponíveis, os chamando de “malditos idiotas”.

“A Ferrari e outras grandes fabricantes de carros ainda usam argila e facas de trinchar”, afirmou Riccitielo de forma irônica. “É uma parte muito pequena da indústria de jogos que funciona dessas maneiras, e algumas dessas pessoas são minhas pessoas favoritas no mundo para lutar contra — elas são as pessoas mais bonitas, puras e brilhantes. Eles também são alguns dos maiores malditos idiotas”.

O comentário surgiu como resultado de algumas das críticas que a Unity vem sofrendo em consequência de sua fusão recente. Segundo o gerente geral Marc Whitten, a união com a IronSource vai permitir que desenvolvedores tragam ainda mais soluções de monetização para seus jogos e “se destaquem em meio ao barulho” ao fazer isso — algo que muitos criadores acreditam desmerecer os aspectos criativos de seus projetos.

Riccitielo diz que desenvolvedores devem atender ao mercado

Durante entrevista, o CEO da Unity afirmou que há um distanciamento cada vez maior entre criadores que “abraçam massivamente como descobrir o que faz um produto bem-sucedido” e aqueles que se distanciam do foco no dinheiro para priorizar a criatividade. Para Riccitielo, que comandou a Electronic Arts entre 2007 e 2013, criadores precisam, acima de tudo, atender às demandas do mercado.

“Vi grandes jogos falharem porque eles ajustaram seus loops de compulsão para dois minutos quando isso deveria ser uma hora”, explicou o executivo. “De vez em quando, você sequer notaria a diferença entre um grande sucesso e uma tremenda falha, a não ser por esse ajuste e pela taxa de atrito. Não há um desenvolvedor no planeta que não gostaria desse conhecimento”.

As declarações de Riccitielo geraram críticas entre a comunidade de desenvolvedores: o criador de Donut County, eleito o jogo do ano do iPhone em 2018, afirmou que o executivo o consideraria “um grande idiota” por não ter feito Hole, uma cópia de seu game que estava cheio de elementos de monetização.

As fala polêmicas surgem em um momento no qual a Unity já é alvo de críticas devido às suas decisões recentes de demitir centenas de funcionários, mesmo em um momento no qual continua fazendo investimentos bilionários. Riccitielo é conhecido por priorizar táticas de monetização desde seus tempos na Electronic Arts, o que rendeu a ele “homenagens” em jogos como Travis Strikers Again — jogo no qual ele é retratado como “Damon Riccitielo”, membro de uma desenvolvedora que sempre critica as ideias de design de seus colegas.

Via: Adrenaline