Edward Snowden diz que o Facebook é tão perigoso quanto a NSA


Edward Snowden diz que o Facebook é tão perigoso quanto a NSA

No recente podcast de Joe Rogan, Edward Snowden explicou como as redes de operadoras e as empresas de tecnologia usam coletivamente os smartphones para nos espionar.

Mas desta vez, ele está apontando o dedo para o Facebook. Em uma próxima entrevista no podcast Recode Decode da Vox, Edward Snowden diz que é um “erro” pensar que as empresas de tecnologia são uma ameaça menor à privacidade do que a NSA (Agência de Segurança Nacional).

O denunciante Edward Snowden é um ex-funcionário da NSA que vive a vida de um refugiado político na Rússia nos últimos seis anos.

Em 2013, Snowden vazou vários documentos governamentais classificados para a mídia internacional, portanto, revelando as atividades antiéticas de vigilância em massa conduzidas pela NSA.

Seis anos após a divulgação dos arquivos da NSA, Snowden disse a Kara Swisher da Recode que os poderes de vigilância em massa de empresas de tecnologia como o Facebook e o Google são igualmente preocupantes quanto os poderes de agências governamentais como a NSA.

“O objetivo interno do Facebook, seja ele declarado publicamente ou não, é compilar registros perfeitos de vidas privadas ao máximo de sua capacidade e depois explorá-lo para seu próprio enriquecimento corporativo”, disse Edward Snowden no podcast.

Ele também afirma que o Facebook e o Google coletam uma quantidade insana de dados na fachada de “Ah, estamos conectando pessoas”. E “Ah, estamos organizando dados”.

Por outro lado, Snowden mostrou acreditar que as agências governamentais sabem mais sobre usuários do que empresas de tecnologia por causa de seu alcance em diferentes plataformas.

Na conversa com Kara Swisher, Edward também fala sobre as sombrias leis de privacidade que não têm jurisdição sobre os dados coletados de gigantes da tecnologia. Ele também menciona o cenário atual em que não há responsabilidade pelas informações armazenadas.

“Por que o Google deve poder ler seu email. Não há um bom motivo para o Google saber as mensagens. O Facebook não pode ver o que você está dizendo “

Desde o famoso escândalo Cambridge Analytica, as agências governamentais se tornaram mais rigorosas nas práticas de coleta de dados do Google e de outros gigantes da tecnologia. Até hoje, Mark Zuckerburg está sendo questionado sobre os contratempos que ocorreram no Facebook.

Há alguns meses, o estado da Califórnia aprovou a lei de privacidade para capacitar os usuários sobre os dados coletados por gigantes da tecnologia. Enquanto isso, outros governos também estão fazendo algo para impedir as políticas de coleta de dados das empresas de tecnologia.

No entanto, a questão é - é suficiente?

Via FossBytes