Entenda o Que é o Apocalipse Quântico e por Que Ele é Tão Temido


Entenda o Que é o Apocalipse Quântico e por Que Ele é Tão Temido

A computação quântica pode parecer reminiscente de um enredo de ficção científica. No entanto, está rapidamente saindo das páginas da ficção para a vanguarda da pesquisa em inteligência artificial.

Teoria que repercutiu na Wired trata da possibilidade de computadores quânticos conseguirem quebrar criptografias e terem acesso aos segredos mais importantes do mundo, o chamado Q-Day

O que aconteceria se computadores quânticos com capacidade inimaginável de processamento conseguissem quebrar criptografias dos segredos mais bem guardados do mundo? Informações estratégicas de países, exércitos, grandes empresas e fortunas estariam vulneráveis. Essa é uma teoria que repercute há alguns dias, em uma edição especial da revista Wired.

O apocalipse quântico, ou também chamado Q-Day, de acordo com os especialistas em cibersegurança ouvidos pela publicação, pode ocorrer muito em breve.

“Esses problemas matemáticos mantiveram os dados íntimos da humanidade seguros por décadas, mas no Q-Day, tudo pode se tornar vulnerável, para todos: e-mails, mensagens de texto, postagens anônimas, históricos de localização, carteiras de bitcoin, relatórios policiais, registros hospitalares, usinas de energia, todo o sistema financeiro global.”

Michele Mosca, coautora do relatório “Quantum Threat Timeline”, do Global Risk Institute, afirma que existe uma chance, em três, de que isso poderá ocorrer antes de 2035. “E as chances de já ter acontecido em segredo? Algumas pessoas com quem conversei estimaram 15 por cento — quase o mesmo que você obteria com um giro do cilindro do revólver”, afirmou a pesquisadora.

Via: Forbes