Fundador da Wikipedia lança 'WT:Social' para concorrer com o Facebook e o Twitter


Fundador da Wikipedia lança 'WT:Social' para concorrer com o Facebook e o Twitter

Os co-fundadores da Wikipedia, Larry Sanger e Jimmy Wales, desprezam as plataformas populares de mídia social como o Facebook e o Twitter que se transformaram em plataformas para espalhar notícias falsas.

Enquanto Larry Sanger lançou uma greve nas mídias sociais em protesto contra as más práticas adotadas pelas redes de mídia social, Jimmy Wales lançou o WikiTribune, uma publicação on-line para publicar e compartilhar artigos de notícias.

Agora, Jimmy Wales lançou o WT:Social, uma plataforma de mídia social para rivalizar com o Facebook e o Twitter. WT: Social muda o cenário das mídias sociais

WT:Social é semelhante ao Facebook e Twitter, mas não depende de anúncios como receita. “O modelo de negócios das empresas de mídia social, de pura publicidade, é problemático”, diz Wales. Sua rede de mídia social rival trabalhará nas doações de generosos doadores individuais.

Outra razão pela qual o país de Gales acha que a adoção do modelo de publicidade é ruim é o fato de levar a conteúdo de baixa qualidade.

Embora o Facebook e o Twitter usem algoritmos para exibir postagens com mais compromissos no topo do feed dos usuários, o WT:Social exibirá os artigos mais recentes. Não há um botão “curtir” ou algo semelhante na plataforma no momento, mas um botão “upvote” poderá ser adicionado posteriormente no futuro.

WT:Social já tem 50.000 usuários, mas Wales diz que quer atrair massas para sua alternativa no Facebook e no Twitter.

Falando ao Financial Times, ele diz: “Obviamente, a ambição não é de 50.000 ou 500.000, mas de 50m e 500m”.

Além de artigos de notícias, o WT: Social também apoiará comunidades de nicho para atrair pessoas com interesses semelhantes.

WT: O site da Social menciona “Promoveremos um ambiente em que maus atores são removidos porque estão certos, e não porque afetam repentinamente nossos resultados”.

Atualmente, há uma lista de espera para ingressar na rede. Enquanto isso, você pode se inscrever no site gratuitamente, doar e convidar amigos.

Via Fossbytes