Huawei seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS


Huawei seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS

O sistema operacional da empresa chinesa é esperado como um sério concorrente futuro do Android e iOS, criado como resposta à recente limitação do uso de serviços Google e um possível bloqueio do sistema Android em seus aparelhos.

O embargo estadunidense realmente pressionou a empresa chinesa a se precaver e a se inovar. Atualmente a Huawei já não pode utilizar serviços Google em seus aparelhos Android. Por isso, a empresa foi levada a criar seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS. Ele será o primeiro OS da marca chinesa e pode chegar em breve para seus aparelhos.

Não se sabe muito ainda sobre o sistema, mas obviamente deve estar a altura de competidores como o Android e iOS. A Huawei se mostra tão confiante sobre o OS que espera uma séria concorrência com a Apple e Google nesse quesito.

Ainda existe a possibilidade de que o embargo existente possa até bloquear o uso do Android pela marca chinesa em seus aparelhos, um risco que nenhuma empresa de telefonia celular pode correr. Então é natural que a Huawei passe a desenvolver o próprio sistema operacional, um sistema que ironicamente nasceu pelo embargo e pode se tornar uma ameaça a empresas americanas. O HarmonyOS terá seus próprios aplicativos, lojas e serviços, assim como todos sistemas de hoje. Se baseia no Android Open Source Project, então a empresa chinesa já teve uma bela vantagem de sistema base.

No momento, o sistema só está pronto e adaptado para a televisão da Huawei, porém a expansão gradual para outros dispositivos não devem tardar. Já nos smartphones, o atual CEO, Ren Zhengfe, revelou que em 3 anos estará a competir de forma igual com o iOS ou o Android.

Outro ponto que Ren Zhengfe referiu foi as perdas esperadas pela ausência da Google nos seus smartphones. A marca calcula que este valor esteja próximo dos 10 mil milhões de dólares. A redução nas vendas aconteceu e a marca espera principalmente recuperar a sua posição.

Via Oficina da Net