Musk busca profissionais para a Tesla: 'não ligo se não tiver ensino médio completo'


Musk busca profissionais para a Tesla: 'não ligo se não tiver ensino médio completo'

A Tesla, fabricante de carros elétricos, está contratando novos profissionais e Elon Musk, fundador da empresa, compartilhou em na sua conta no Twitter alguns detalhes das vagas disponíveis no departamento de inteligência artificial (IA).

Não é necessário nenhuma graduação específica para se candidatar. “Um PhD desitivamente não é necessário. Na verdade, eu não ligo se você não tiver feito o ensino médio”, afirmou.

Em vez disso, Musk procura profissionais com um “profundo entendimento” da inteligência artificial. E embora “o histórico educacional seja irrelevante”, todos os candidatos “devem passar no teste de codificação”, explicou.

Ele já havia expressado sua opinião sobre graduações antes. “Não é necessário nem sequer ter um diploma universitário ou de ensino médio”, afirmou durante uma entrevista em 2014 à publicação alemã Auto Bild.

“Se formar em uma grande universidade, pode ser uma indicação de que será capaz de grandes coisas, mas não é necessariamente vai acontecer isso. Se você observar pessoas como Bill Gates ou Larry Ellison ou Steve Jobs, eles não se formaram na faculdade, mas se você tivesse a chance de contratá-los, é claro que seria uma boa ideia”, disse.

Por isso, Musk está buscando “evidências de capacidade excepcional” por que se houver um histórico de conquistas, “é provável que isso continue no futuro”, afirmou.

Inclusive, ao entrar no site da vaga para se inscrever as pessoas precisam informar apenas o nome, e-mail de contato e responder à pergunta: “qual trabalho excepcional você vem fazendo?”.

“Se junte à Tesla IA. O time reporta diretamente a mim e nos falaremos pessoalmente, por e-mail e por mensagem todos os dias”, disse. Por que ampliar o time de IA

A Tesla precisa de talentos na área de inteligência artificial para trabalhar em suas ambições de veículos autônomos.

Os veículos da Tesla são o hardware necessário para oferecer alguns recursos atuais do piloto automático e “recursos completos de direção automática” no futuro, de acordo com o site da Tesla.

Mas o hardware precisará ter várias atualizações de software para poder operar como um veículo autônomo.

Idealmente, Musk gostaria que os novos integrantes do time trabalhassem na área de São Francisco, na Califórnia ou em Austin, Texas, mas “potencialmente em qualquer gigafactory da Tesla” daria certo, disse o executivo.

A gigafactory é onde a Tesla fabrica seus motores elétricos e baterias. Atualmente, existem fábricas desse tipo em Sparks, Nevada; Buffalo, Nova Iorque; e Xangai, China. Em novembro, Musk anunciou uma quarta fábrica será construída em Berlim, Alemanha.

O executivo procura recrutar talentos em um momento em que a Tesla está se saindo bem financeiramente. Em janeiro, as ações da montadora tiveram o melhor desempenho desde maio de 2013 após a divulgação de resultados.

Nesta terça-feira (4), no pre-market as ações subiam 14,41% cotadas a US$ 894,20 às 10h (horário de Brasília). O salto nas ações foi impulsionado pelo primeiro lucro trimestral da joint venture de baterias junto à fabricante de eletroeletrônicos Panasonic, após anos de problemas e atrasos sem resultados sólidos.

“Estamos nos atualizando, pois a Tesla está expandindo rapidamente a produção. Um volume maior de produção está ajudando a reduzir os custos de materiais e apagar as perdas”, disse o diretor financeiro da Panasonic, Hirokazu Umeda, no relatórios de resultados.

A empresa japonesa investiu pela primeira vez na Tesla em 2010 e anunciou sua parceria na construção da fábrica gigafactory da empresa nos EUA em Nevada em 2014 como parte de sua mudança estratégica de produtos eletrônicos para componentes automotivos.

No acumulado do ano, os papeis têm alta de 84,46% e nos últimos 12 meses apresentam alta de 149,29%.

Ainda, ele escreveu no Twitter que fará uma festa “super divertida” na sua casa com a equipe de inteligência artificial e piloto automático da Tesla.

“Os convites serão enviados em breve”, disse Musk.

Via InfoMoney