Primeira missão chinesa a Marte deve acontecer nos próximos meses


Primeira missão chinesa a Marte deve acontecer nos próximos meses

Se tudo correr como programado, China será o terceiro país a pousar na superfície do planeta vermelho, em julho de 2021

A agência espacial chinesa (CNSA) anunciou que sua primeira missão de exploração de Marte será chamada de Tianwen 1 e será lançada “nos próximos meses”. O nome é uma referência a um poema escrito por Qu Yuan cerca de 300 anos antes de Cristo, e pode ser traduzido como “Perguntas aos céus”.

A missão será composta por um veículo orbital, um “lander” que pousará na superfície do planeta e um “rover” que irá explorar os arredores. Segundo a CNSA o rover carregará 13 instrumentos e será capaz de analisar o solo, estrutura geológica, condições do ambiente e atmosfera do planeta.

Marte

Uma data exata para o lançamento não foi definida, mas a agência afirma que o veículo deverá pousar em Marte antes de julho de 2021. Considerando um tempo médio de viagem de 7 meses para missões similares como a Mars 2020, da Nasa, o lançamento deve ocorrer por volta de dezembro de 2020.

A China tem experiência em veículos de exploração, e já pousou os rovers Yutu (na missão Chang’e 3) e Yutu 2 (na Chang’e 4) na superfície da Lua. Se tiver sucesso, o país será o terceiro a colocar um veículo explorador na superfície de Marte, após a União Soviética (Mars 3, 1971) e EUA (Viking 2, 1975).

Via: CNN