Robô realista assusta com expressões reais


Robô realista assusta com expressões reais

Há pouco mais de um mês, cientistas apresentaram o robô Leonardo, que é capaz de voar e andar usando propulsores elétricos e um par de pernas. Agora, a companhia britânica Engineered Arts revelou uma nova criação cheia de expressões faciais assustadoramente reais, o humanoide Ameca.

Na última quinta-feira (2), a empresa publicou um vídeo que apresenta o robô acordando pela primeira vez e, além de ser superinteressante, muitos internautas acharam as reações tão reais que se assustaram — algumas pessoas até acreditaram que as imagens eram de computação gráfica.

“Isso é legal. O futuro vai ser incrível”, disse um dos fundadores da Twitch, Justin Kan.

“Observe essas expressões faciais hipnotizantes de um humanoide da Ameca”, disse o diretor-executivo da Al Jazeera, Yaser Bishr.

Expressões reais e preço salgado

O lançamento oficial do Ameca acontecerá durante a Consumer Electronics Show (CES) 2022 e vai custar £100 mil, cerca de R$747 mil na cotação atual. A ideia é que o “produto” seja uma plataforma para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas aos robôs, principalmente de machine learning e inteligencia artificial.

O humanoide usa o software Tritium na nuvem e é dividido em módulos, então, por exemplo, os desenvolvedores podem estudar só a tecnologia de um braço, sem a necessidade de o robô funcionar por inteiro.

A Engineered Arts revelou que está desenvolvendo o projeto há 15 anos para atingir movimentos realistas como é possível visualizar no vídeo. Conforme revelado pela companhia, o Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo.

Fonte: https://www.engineeredarts.co.uk/robot/ameca/ via TecMundo