Japão deve lançar 1,7 milhão de litros de água contaminada no Oceano Pacífico


Japão deve lançar 1,7 milhão de litros de água contaminada no Oceano Pacífico

País não sabe como lidar com aumento de água radioativa produzida pela usina

As autoridades responsáveis pela usina nuclear de Fukushima, no Japão, estão com um problema enorme que pode ter consequências desastrosas para o planeta: quase não há mais espaço para armazenar a água contaminada pela usina.

Cerca de 170 toneladas de água radioativa são produzidas diariamente na usina nuclear de Fukushima devido à infiltração de água subterrânea desde o desastre de 2011 que causou um enorme vazamento de material contaminado. Atualmente, cerca de 1,7 milhão de litros estão sendo armazenadas em tanques de água.

Em setembro, o governo japonês disse que poderia ser ver forçado a despejar a água contaminada no oceano, explicando que a quantidade de espaço disponível para armazenamento se esgotará no final de 2022. Ao que tudo indica - infelizmente (e desesperadamente) - é mesmo o que vai ser feito segundo o jornal coreano The Hankyoreh que relata que as únicas opções para o Japão lidar com a situação são despejar a água, evaporá-la para que ela entre na atmosfera ou uma combinação das duas propostas.

Japão

O governo japonês está tentando minimizar o impacto ambiental potencial de um lixão oceânico, referindo-se cuidadosamente à água radioativa como “processada”, de acordo com o The Hankyoreh.

O Japão anunciou recentemente que descartou outros métodos de contenção da água, como o armazenamento subterrâneo, por exemplo. Ainda segundo a publicação, os japoneses estariam atualmente inclinados por optar para um despejo no oceano; qualquer coisa para eles é melhor do que evaporar essa água na atmosfera - o que poderia causar reflexos rapidamente na população.

Ou seja, O, se não encontrar uma saída mais inteligente, o Japão está prestes a lançar 1,7 milhão de toneladas de água contaminada no Oceano Pacífico em um futuro mais próximo do que se imagina.

Via Hankyoreh