Microsoft Edge está usurpando o Chrome nos PCs das pessoas
Se você executa o navegador Chrome no Windows 10 ou 11 e de repente descobre que está executando o Microsoft Edge, não está sozinho. Tom Warren, do The Verge, relata que ele e vários outros usuários nas redes sociais e nos fóruns de suporte da Microsoft de repente encontraram suas sessões de navegação no Chrome misteriosamente replicadas no Edge.
Sem um comentário oficial da Microsoft, Warren postula que o roubo de guias aconteceu por causa de um bug ou de uma caixa de diálogo clicada inadvertidamente que aciona um recurso no Edge que visa facilitar a troca (intencional) de navegador. A configuração, que pode ser acessada digitando edge://settings/profiles/importBrowsingData na barra de endereço do navegador, oferece a importação de dados de navegação recentes do Chrome sempre que você inicia o Edge, em oposição à importação única de dados que oferece para Raposa de fogo.
A configuração em questão, conforme vista em um sistema Windows 11 23H2 rodando Edge 122. Ela oferecerá a importação contínua de dados do Chrome, mas não de outros navegadores. O Edge oferecerá uma importação única de dados do Firefox, mas a maioria dos outros navegadores (como o Opera) não aparece aqui.
Supondo que seja um bug, é difícil distinguir esse problema de importação de dados de algumas das táticas reais, oficialmente sancionadas e fáceis de reproduzir, da Microsoft para promover o Edge. Encontrei dois deles ao instalar o Chrome em um PC para esta peça – um quando naveguei até a página de download do Chrome e outro na parte superior das páginas de configurações do Edge depois de definir outro navegador como padrão.
A Microsoft também usou notificações do sistema, mensagens pop-up especiais específicas do Edge e mensagens pós-atualização em tela inteira sobre “configurações recomendadas do navegador” para forçar os usuários do Windows a executar o Edge e usar o Bing. (Eu pessoalmente adoraria se os PCs que uso há meses ou anos parassem de me pedir para “terminar de configurar [meu] dispositivo”.)
O Edge é baseado no mesmo mecanismo de navegação Chromium do Chrome, e a maioria dos usuários provavelmente não notaria muita diferença na forma como a maioria das páginas é renderizada em qualquer navegador. Mas o Edge está centrado nos produtos e serviços da Microsoft, começando com uma conta da Microsoft, mas também se estendendo a códigos de cupom e outras notificações de compras, o pacote de aplicativos Microsoft 365 e ferramentas generativas de IA, como Image Designer e o chatbot Copilot .
A Microsoft se tornou mais agressiva sobre como empurra tudo, desde o login da conta da Microsoft até as assinaturas do Microsoft 365 e Game Pass nos últimos anos, algo que fez com que uma instalação “limpa” do Windows parecesse muito menos limpa do que costumava ser . Se essa importação de dados do Edge é um bug, é revelador que não é imediatamente óbvio se é um bug ou algo que a Microsoft fez intencionalmente.
Via: https://arstechnica.com/gadgets/2024/01/microsoft-edge-is-apparently-seamlessly-usurping-chrome-on-peoples-pcs/