Segundo Barack Obama, a tecnologia está desunindo as pessoas


Segundo Barack Obama, a tecnologia está desunindo as pessoas

O ex-presidente americano Barack Obama participou da conferência da Salesforce, a Dreamforce 2019, que ocorre até o dia 22 de novembro, em São Francisco. Entre outros assuntos, Obama citou que a tecnologia está fragmentando a sociedade, que está produzindo pessoas cada vez mais preocupadas apenas com status.

Como de praxe, a Dreamforce não permitia que ninguém tirasse fotos, nem gravasse áudios ou vídeos. Neste ano, no entanto, foi permitido fazer anotações e twittar sobre a palestra.

“Estamos perseguindo as coisas erradas”

Durante sua palestra, Obama falou que já esteve em muitas suítes presidenciais, mas chamou a atenção do público para dizer que esse luxo todo é desnecessário, e que poderia passar muito bem com muito menos que isso.

O ex-presidente ainda narrou uma situação em que sua esposa, Michelle, passou meia hora tentando desligar uma lâmpada do teto de uma sala. Segundo ele, o excesso de tecnologia pode sobrecarregar as pessoas. “Estamos perseguindo as coisas erradas”, disse Obama.

Desinformação e busca por status

De acordo com Obama, as mídias e tecnologias sociais alimentam uma eterna busca pelo status superior.

A tecnologia ainda tem agido contra a sociedade, ao permitir que a disseminação da desinformação cause impactos da forma como foi percebido antes, durante e depois das eleições presidenciais americanas de 2016.

Obama disse que as informações estão sendo compartilhadas nas redes sociais de forma que as pessoas já não sabem mais o que é verdade e o que não é, e no que acreditar. Dessa forma, tecnologias como as mídias sociais, em vez de unir pessoas, estão as “fragmentando”.

É como acompanhar diferentes fontes de informações e perceber que cada uma delas passa uma realidade diferente, e isso está isolando as pessoas de uma forma perigosa. Esse fenômeno relativamente recente pode ter grandes implicações para as gerações mais jovens.

Obama ainda disse ter três preocupações para o futuro: a mudança climática, a falta de uma cultura comum e a falta de diálogo.

Via CCNET